sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Clima favorece produção de grãos no RS

Clima favorece produção de grãos no RS





Clima favorece produção de grãos no RS
29/01/16 - 09:36 



Após ter apontado perdas de até 70% na produção de uva na região da Serra, a Emater/RS-Ascar confirmou que as condições climáticas continuam favorecendo para o cultivo de grãos no Rio Grande do Sul. No caso da soja, a oleaginosa está com 42% das lavouras em floração e 19% em formação de vagem e o clima para os próximos períodos passa a ser de caráter decisivo para obtenção de uma boa produtividade. Apesar do bom aspecto das lavouras, áreas com possibilidade de serem irrigadas estão sob este manejo desde o início do mês, quando cessaram as chuvas mais abundantes.
No Noroeste do Estado, lavouras de soja plantadas no cedo e com variedades de ciclo precoces estão em maturação e devem iniciar a colheita já nos próximos dias. Essa situação é registrada em Novo Machado e Porto Mauá, que plantam respectivamente 11 mil e 4,2 mil hectares. As produtividades esperadas estão entre 2,43 e 2,7 t/ha, o que pode ser considerado muito bom, tendo em vista a média de cerca de 2 mil kg/ha, registrada nos últimos cinco anos na região.
As lavouras de milho foram muito beneficiadas pelo clima dos últimos períodos, com temperaturas elevadas e intensa luminosidade, fazendo com que as lavouras apresentem bom potencial produtivo. Com a semana transcorrendo com o tempo seco, foi pouco significante a incidência de doenças, facilitando o controle e mantendo o bom estado fitossanitário das lavouras. As primeiras implantadas estão maduras e sendo colhidas, sendo que o percentual chega a 21% em nível estadual, tendo ainda 14% de lavouras aptas para tanto. As produtividades obtidas têm superado em muito as expectativas iniciais dos produtores. Na região de Ijuí há casos de lavouras que registraram rendimentos acima dos 10 mil kg/ha.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário