sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Milho e soja pressionam avicultura e consultoria identifica oportunidades

Milho e soja pressionam avicultura e consultoria identifica oportunidades





Milho e soja pressionam avicultura e consultoria identifica oportunidades
29/01/16 - 11:52 


A Agri Stats, líder mundial em análises e relatórios estatísticos para a agroindústria, analisou os principais pontos para obtenção de redução de custos na avicultura. Especializada em monitoramento de custos e benchmarking para o setor, a consultoria indica a avaliação da eficiência econômica alimentar como fator fundamental para empresas produtoras de frango.
Para as empresas que produzem o frango para o abate, a Agri Stats recomenda um estudo criterioso sobre a eficiência econômica do custo alimentar. Isso significa que os valores gastos com a compra da ração têm que se mostrar eficientes, ou seja, devem se pagar ao longo do processo produtivo, ao invés de encarecê-lo.
“Existe uma consciência comum de que é preciso focar em conversão alimentar e em reduzir esse índice. Porém, embora ele seja importante, não é o principal. A conversão deve ser avaliada juntamente com o custo alimentar. Ou seja, não adianta a ave consumir menos, se a empresa tiver que desembolsar um alto valor na ração. Precisa haver equilíbrio nessa equação”, explica Geraldo Broering, gerente geral da Agri Stats no Brasil.
Com metodologia própria, a consultoria tem orientado os clientes a buscarem a melhor equação entre a conversão e o custo da tonelada da ração, de forma a reduzir o custo total de produção até a chegada à plataforma de abatedouro. Segundo o gerente, por exemplo, é mais vantajoso manter uma conversão ajustada de 1,8kg de ração consumida para gerar de 1kg de carne ao custo de R$ 800,00 por tonelada de ração, do que possuir uma conversão ajustada mais baixa, de 1,7kg de ração, para um custo de R$ 900,00 a tonelada.
“Neste segundo caso, a empresa tem melhor conversão mas faz altos investimentos em ração. Em momentos de alta dos preços dos ingredientes como o milho e a soja, as alternativas para uma maior eficiência no custo alimentar estão na busca de ingredientes alternativos e na formulação de rações com níveis nutricionais que atendam as necessidades do frango, porém buscando sempre o melhor custo alimentar”, afirma.
A Agri Stats trabalha com uma fórmula própria que nivela os custos totais gastos com ração, retirando as vantagens ou desvantagens na compra dos ingredientes. A consultoria entende que a vantagem que uma empresa tem por comprar mais barato os ingredientes em relação aos demais concorrentes é uma vantagem da empresa e não deve ser desperdiçada ao longo do processo de produção do frango. Assim, é possível comparar os custos das empresas com a média do mercado, a fim de identificar onde existem oportunidades de melhorias.
Sobre a Agri Stats
Fundada nos Estados Unidos, em 1985, a Agri Stats é líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria. No Brasil desde 2012, a consultoria oferece benchmarking para os mercados de aves e suínos, com metodologia própria, equipe especializada e um banco de dados com informações de produção de toda a América. A Agri Stats gera relatórios customizados e estatísticos, que avaliam como a empresa cliente está posicionada em rankings de custos (de produção, mão de obra, transportes, manejo etc) e preços de venda, com o objetivo de proporcionar comparação real entre os valores investidos pelo cliente e demais empresas do mercado, identificando oportunidades para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário