sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BOM JESUS: Cooperados cultivam uva como alternativa de renda na propriedade rural



O cultivo da uva no Brasil começou em 1535, na época de colonização do país




Com a imigração italiana nos Estados de São Paulo e na Região Sul, a produção teve grande impulso. Atualmente os maiores produtores da fruta no Brasil são: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia.
Cooperado- Entre os produtores de uva, está o cooperado da Cooperativa Bom Jesus, Leonardo Puchalski. Em 2009, ele dedicou parte de suas atividades na lavoura cultivando 12 hectares de uva bordô. A produção está no Sítio Monjolinho da Família Puchalski em Limeira, interior de Palmeira (PR). A primeira colheita foi em 2012.
Produção - Sr. Leonardo produz 1200 garrafas de vinho por safra e a uva in natura é vendida para a indústria e nas feiras da cidade. Neste ano, devido às condições climáticas desfavoráveis, a produção chegou a 13 mil kg, porém nas boas safras passa de 18 toneladas. “Além de ser fonte de renda o trabalho é gratificante e a minha qualidade de vida melhorou muito. Por 35 anos trabalhei com fumo e agora estou nesse trabalho com a uva. É preciso dedicação, planejar o trabalho e ter cuidado com a planta, pois se a planta não está bem a qualidade da fruta não atinge sua totalidade”, comenta Leonardo.
Espécies - A produção de uvas no Brasil, que está em plena época de colheita, se divide em duas grandes espécies: um grupo formado pelas vitis viníferas, destinada para a produção de vinhos finos, e outro que engloba as uvas comuns ou americanas (vitis labrusca ou híbridas), as quais são destinadas para produção de vinho de mesa, sucos e derivados e ainda para o consumo in natura.
Grupos - As uvas podem ser divididas em quatro grupos. Uvas rústicas de mesa, como Niagara Branca, Niagara Rosada, Isabel e Concord, possuem um ciclo de cultivo de 135 a 155 dias. Uvas finas de mesa, como Itália, Rubi e Red Globe, que são as mais consumidas naturalmente.
Sem sementes - Existem também as uvas sem sementes, muito apreciadas para o consumo natural, e aquelas especialmente destinadas à fabricação industrial de vinhos. Além da fabricação de vinho, a fruta é utilizada para fazer sucos e geléia.
Miniaturas - Além da produção de uva a Família Puchalski planta soja e milho. Luiz Adélio é produtor de soja e nas horas vagas constrói réplicas de máquinas agrícolas. “Quando era criança ganhei do meu pai um trator e resolvi desmontar para ver como eram as peças, aí fui montando e melhorando o brinquedo. Com o tempo aprendi fazer as miniaturas e desde 1997 construo tratores e outras máquinas agrícolas por hobby”, explica Luiz.
Saiba mais - O cultivo da uva começou cerca de 6.000 a 8.000 anos atrás, no Oriente Médio. Os primeiros vestígios de vinho tinto são vistos na Armênia antiga, onde foi encontrada a adega mais antiga do mundo, datando de cerca de 4.000 a.C. A uva é um fruto da videira. Seu nome científico é Vitis vinifera L. e sua família botânica é a Vitaceae. A videira apresenta troncos retorcidos e flores esverdeadas, sendo uma planta própria de regiões de clima temperado.
Benefícios - As uvas proporcionam um grande benefício à saúde. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na fruta ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias. O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.



Data de Publicação: 29/01/2016 às 19:00hs
Fonte: Imprensa Bom Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário