domingo, 31 de janeiro de 2016

Iraque precisa de mais de US$ 1 bilhão em ajuda humanitária

31/01/2016 09h41 - Atualizado em 31/01/2016 09h42


Iraque precisa de mais de US$ 1 bilhão em ajuda humanitária




Dinheiro é necessário para contornar impacto da guerra contra EI.
Conflito desalojou mais de 3,3 milhões de pessoas desde 2014.

Da Reuters


Iraque precisa de 1,56 bilhão de dólares este ano para financiar sua resposta à crise humanitária causada pela guerra contra o Estado islâmico, de acordo com um relatório do governo divulgado neste domingo (31).
Bagdá, precisando de dinheiro em meio a uma queda nos preços do petróleo e despesas militares mais elevadas associado com a luta contra o grupo jihadista sunita, conseguirá financiar menos de 43% dessas necessidades de seu orçamento, disse o relatório.
"A comunidade internacional é necessária para cobrir esse déficit ou buraco no financiamento", acrescentou.
O conflito desalojou mais de 3,3 milhões de pessoas desde 2014. O governo iraquiano alocou em torno de 850 milhões de dólares no ano passado para os esforços para abrigar tais famílias e ajudá-las a voltar para áreas retomadas, mas acabou financiando menos de 60 por cento disso, segundo o relatório.
Estado Islâmico apreendeu cerca de um terço do território do Iraque no norte e oeste em 2014, mas lentamente foi expulso por forças iraquianas, milícias xiitas apoiados pelo Irã e combatentes curdos Peshmerga - apoiados por ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário