domingo, 15 de setembro de 2013

Fábrica de cosméticos em SP fatura R$ 500 mil ao ano

Fábrica de cosméticos em SP fatura R$ 500 mil ao ano 15/09/2013 08h02 Empresa fabrica cerca de 50 mil unidades de itens terceirizados por mês. Em Maringá, empresária cria rede de No Brasil, o setor de cosméticos movimentou R$ 34 bilhões em 2012. Pequenas empresas oferecem serviços especializados como tratamentos estéticos só para pele, e aproveitam as oportunidades de negócios. Muitas, também, investem na fabricação de cosméticos. Uma fábrica na zona sul de São Paulo produz cosméticos para pele e cabelo. São mais de 300 produtos em linha, incluindo hidratantes, filtros solares e shampoos de vários tipos. A empresária Claudia Carvalho montou a fábrica no final da década de 90. Na época investiu o equivalente a R$ 200 mil. Claudia fabricava uma linha própria de cosméticos. Em 2004, ela enxergou uma nova oportunidade de negócio: produzir cosméticos para outras empresas. “Nós atendemos muitas farmácias de manipulação que desejam ter a sua marca própria, atendemos muitos pequenos empreendedores, linha capilar, linha corporal, facial, todos desejam criar sua marca própria”, afirma a empresária. A fábrica ocupa um espaço de 400 metros quadrados. Trabalham 12 funcionários. Claudia Carvalho fabrica os produtos por encomenda para mais de 20 clientes. “Nós fazemos todo o desenvolvimento do produto. O produto é fabricado na empresa, sai pronto da empresa, o cliente só se preocupa em comercializar”, explica. A produção começa em uma sala onde a matéria-prima é misturada em uma máquina. Depois, é feito o controle de qualidade e o envasamento do produto, onde é pesado. A empresa fabrica cerca de 50 mil unidades de produtos terceirizados por mês. Os frascos recebem rótulos, depois vão para a esteira, a máquina faz a marcação do número do lote correspondente e a data de validade e o produto está pronto para a expedição. Para montar uma fábrica de cosméticos como essa, o investimento é de R$ 500 mil, entre equipamentos e estoque de matéria-prima. No ano passado, a empresa cresceu 6,5% em relação a 2011, e teve um faturamento em torno de R$ 500 mil. “É um mercado em crescimento, sofre muito com as oscilações do dólar, como muitos mercados, mas é um mercado que tem expectativa, sim, para quem entra. Tem muita chance de ter sucesso”, diz. Rede de cuidados com a pele E a empresária Luciene Souza também lucra com o mercado de cosméticos. Ela é dona de uma rede especializada nos cuidados com a pele. Há 20 anos, ela fabrica os próprios produtos em Maringá, no Paraná. Em 2006, formatou o modelo de franquia e a rede se espalhou pelo país. “Através desses cosméticos funcionais, foi naturalmente surgindo as franquias que vieram atender esse desejo de ter uma estética plena, em excelência não só em produtos, serviços, mas também no atendimento”, disse a franqueadora Luciene Souza. Durante 3 anos, ela estudou o mercado até montar a estrutura das franquias. O investimento foi de R$ 250 mil. A clínica oferece 15 tipos de serviços estéticos. A linha de cosméticos da franquia tem cerca de 150 itens, entre loção, gel e creme corporal e facial. Os produtos ficam expostos na entrada. O espaço funciona como uma loja. O cliente pode tirar todas as dúvidas antes mesmo de iniciar o tratamento. Sempre um profissional da estética que vai atender esse cliente e direcionar seja o produto, ou serviço para a necessidade desse cliente. Para montar uma unidade da rede, o valor da taxa de franquia é a partir de R$ 30 mil. O franqueado também tem os custos com a instalação do ponto comercial. A cliente Cristina Munhaes não abre mão dos tratamentos. Ela gasta, por mês, R$ 200 na clínica. “Eles são refrescantes, rejuvenescedores.” Jaqueline Puerta investiu numa franquia estética há um ano. Montou uma unidade na Zona Leste de São Paulo. Gastou R$ 30 mil de taxa de franquia e R$ 200 mil para estruturar o espaço de 400 metros quadrados. “A gente espera um retorno, o quanto antes ele venha. Melhor, mas estamos na expectativa no prazo previsto entre 18 e 24 meses”, afirmou a franqueadora Jaqueline Puerta. A franquia tem hoje 70 clientes cadastrados, 30% são homens. Toda semana, Marcio Moura vem até a clínica com a meta de perder aquela barriguinha indesejada. “Eu fiz um tratamento que eles chamam de ITox, que é um, como se fosse um intensivo”, explica. O faturamento médio de uma franquia é de R$ 30 mil por mês. “Nosso plano de expansão para 2014 era estar centrado mais no sul do país, mas hoje nós já temos franquia, por exemplo, em Brasília. Já temos em São Paulo, em vários estados”, diz a franqueadora. CONTATOS C&R COSMÉTICOS E TERCEIRIZAÇÃO Empresária Cláudia de Araújo Carvalho Rua Dionísio Lavranga, 392 – Jardim Orly São Paulo / SP – CEP: 04434-220 Telefone: (11) 5615-4707 www.cercosmeticos.com.br SPA DA PELE Contato: (44) 3236-1007 www.spadapele.ind.br

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