Projetos do Sebrae/SC auxiliam no processo de inovação da Itaberry
Especializada na produção e comercialização de mirtilo (blueberry), a Itaberry Frutas Finas Ltda conta com mais de 10 anos de experiência no segmento. Tudo começou com os primeiros plantios da fruta no município de Itá, região oeste catarinense, pela empresa NiceBerry do Brasil, pertencente ao Hathor Group.
A Itaberry frutas finas surgiu em setembro de 2012 com o objetivo de continuar a produção de frutas nutracêuticas estabelecida pela Hathor, que se instalou no local para aproveitar o clima existente às margens do Lago da Usina Hidrelétrica Itá, bem como a utilização da água do reservatório para alimentar os sistemas de irrigação das plantas.
A empresa foi fundada oficialmente no dia 13 de dezembro de 2012 em homenagem ao aniversário do município de Itá. Em 2013, iniciaram novos projetos visando a produção de lichia, physalis, amora, framboesa e acerola. “Estamos produzindo 12 variedades de amora para testes da Embrapa, começamos o plantio de lichia e estamos trabalhando para ampliar o plantio de framboesa”, ressalta o sócio-proprietário Gleison Roberto Minella, que comanda o empreendimento juntamente com os empresários Milvo Zancanaro, Gilnei Minella e Giane Maria Minella.
Na safra 2014 foram colhidas 20 toneladas de mirtilo, por meio de plantio próprio e, aproximadamente 20 toneladas, com a produção dos produtores parceiros. Já na safra 2015, em função de fatores climáticos, a produção total não atingiu nem 20 toneladas. Em função disso e, também através das melhorias realizadas pela empresa, foi possível vender os produtos com uma média de preço superior ao da safra anterior.
A comercialização é feita principalmente para a CEAGESP/SP, Curitiba e Florianópolis. Também estão em fase de desenvolvimento produtos voltados à região oeste. A Itaberry conta com uma área de aproximadamente 20 hectares (13 com plantio de blueberry), um prédio para escritório, estoque e produção. Também dispõe de um caminhão para transporte das frutas e dois veículos pequenos. São seis funcionários diretos e cerca de 30 indiretos (safra).
Segundo Gleison, no ano de 2014, a Itaberry foi selecionada para integrar o Projeto do Sebrae Exporta SC e, em 2015, abriu uma empresa nos Estados Unidos para comercialização de extratos solúveis de frutas finas. O projeto está em andamento com previsão para iniciar as primeiras vendas a partir deste mês.
Em agosto de 2014, a empresa ingressou no Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais Catarinenses com foco para Alimentos e Bebidas do Sebrae/SC. A iniciativa oportunizou a implantação do manual de boas práticas de fabricação e no procedimento operacional padrão (pop´s), bem como melhorias nas instalações, equipamentos e área da empresa, ampliação do mix de produtos, entre outras. “Os principais resultados incluem melhorias internas e externas como na qualidade, embalagens, imagem da empresa, organização, planejamento e produção”, enfatiza Gleison.
O projeto encerrou em dezembro de 2015, mas o processo de inovação continua. As próximas metas, segundo Gleison, contemplam criação de uma certificação para os produtos, fixar novos produtos no mercado e inovar nos produtos já existentes, embalagens, processos, entre outros aspectos. Outro projeto é a parceria com novos produtores. Hoje a empresa trabalha com cinco parceiros em regiões distintas como Bom Retiro, São Joaquim, Vacaria, Erval Grande e Chapecó.
SAIBA MAIS SOBRE O MIRTILO
O mirtilo foi introduzido no Brasil pela Embrapa na década de 80, na região sul, onde os invernos rigorosos proporcionaram boa adaptação da planta, principalmente, nas regiões de maior altitude. Com cor azul escura e sabor ligeiramente agridoce, a fruta possui poucas calorias, não contém colesterol nem sódio e constitui uma importante fonte de vitaminas, nutrientes e sais minerais, além de ser um poderoso antioxidante. A fruta é consumida fresca ou congelada para utilização na produção de sorvetes, sucos, iogurtes, farinha integral, entre outros. Nutritivas, as folhas são utilizadas em infusões, saladas e medicamentos.
O mirtilo é uma baga do gênero Vaccinium e recebe essa denominação no Brasil. Nos EUA e na maior parte do mundo é conhecido como blueberry. Já, na Argentina, é denominado arándano.
PROJETO ALIMENTOS E BEBIDAS
O Projeto de Fortalecimento de Polos Industriais Catarinenses com foco para Alimentos e Bebidas teve início em agosto de 2014 e encerrou no mês de dezembro de 2015. “A iniciativa teve por objetivo fomentar as pequenas indústrias do setor, criando condições para o desenvolvimento tecnológico e inovação, além de proporcionar ganhos de qualidade e produtividade, contribuindo para gerar valor agregado aos produtos e serviços”, explica o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara.
O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, realça que o projeto atendeu 13 empresas visando aumentar a produtividade, reduzir custos de produção, ampliar a receita dos empreendimentos, obter aplicabilidade dos produtos e serviços ofertados, bem como a satisfação dos clientes.
As atividades iniciaram com o diagnóstico, visando o levantamento de dados sobre a gestão de cada empreendimento e seguiram com consultoria e capacitação em gestão empresarial, consultoria e capacitação em sustentabilidade empresarial, consultoria de indicadores, estudos e pesquisas de mercado, SEBRAETEC (consultoria com foco em inovação de processo tecnológico), capacitação para a inserção de modelos avançados de gestão empresarial por meio do SEBRAE MAIS, feiras e eventos, além de missões, visitas técnicas e curadoria. “Os resultados foram positivos em virtude da participação e do comprometimento dos empresários com as ações realizadas durante o projeto”, avalia a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do projeto, Marieli Aline Musskopf.
Data de Publicação: 28/01/2016 às 18:20hs
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário