terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Embrapa Soja apresenta no BelaSafra tecnologias para maximizar a lavoura de soja

Embrapa Soja apresenta no BelaSafra tecnologias para maximizar a lavoura de soja




Embrapa Soja apresenta no BelaSafra tecnologias para maximizar a lavoura de soja
31/01/17 - 11:55 

A Embrapa Soja participa do Belasafra, evento promovido pela Belagrícola, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, no Buffet Arejo, em Cambé (PR), apresentando novas tecnologias como cultivares e técnicas promissoras para os agricultores incrementarem as lavouras de soja. O pesquisador Amélio Dall´Agnol irá ministrar palestras diárias no evento para abordar as estratégias do produtor para enfrentar períodos de bonança versus carestia.
Entre as cultivares de soja selecionadas pela Embrapa para demonstração aos visitantes estão:  BRS 1003 IPRO, BRS 1001 IPRO, BRS 1010IPRO, BRS 388RR, BRS 399RR e BRS 413RR. Com essas cultivares no campo, os produtores e técnicos poderão avaliar porte, rendimento, resistência a doenças e desempenho geral das cultivares.
Sementes de qualidade - Não é segredo que uma boa safra começa com a escolha de sementes de soja de qualidade. Isso porque as sementes com altas taxas de vigor, de germinação e boa sanidade são sinônimo de lavoura bem implantada. Associando-se a essas características, os pesquisadores da Embrapa afirmam que as sementes precisam ter garantia de purezas física e varietal. Também é imprescindível evitar misturas de sementes de plantas daninhas para minimizar o risco de infestação.
Inoculação em soja - Para melhorar continuamente os rendimentos da soja, o agricultor deve buscar implementar as tecnologias que maximizam os resultados no campo. Uma delas é a fixação biológica do nitrogênio. Resultados da pesquisa comprovam que a reinoculação anual para fixar nitrogênio nas plantas aumenta, em média, 8% a produtividade das lavouras de soja. Para conhecer mais sobre a fixação biológica do nitrogênio na soja a Embrapa tem várias publicações sobre o tema e elaborou um hotsite sobre o tema www.embrapa.br/fbn.
Manejo de doenças - O primeiro passo para realizar um adequado programa de manejo de doenças é a correta identificação do problema. Por isso, a Embrapa irá demonstrar, durante o BelaSafra, as principais doenças da soja, seus sintomas e as medidas de controle para minimizar os custos e garantir boa produtividade.  Uma delas é a ferrugem asiática da soja, assim como os nematoides (formadores de galhas, o de cisto, o das lesões radiculares e o reniforme).
MIP Grãos e Sementes - O Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas visam controlar as pragas em unidades armazenadoras de grãos ou de beneficiamento de sementes para evitar perdas.  Para os pesquisadores da Embrapa, compreender o conhecimento integral da unidade armazenadora é uma das principais etapas para lidar com esse problema. Também é importante conhecer as pragas que causam os danos em grãos e sementes, os métodos de controle preventivo e curativo e as estratégias de manutenção da qualidade do produto armazenado. Quem visitar o estande da Embrapa no BelaSafra e a Vitrine de Tecnologias poderá se atualizar em alguns dos principais temas que envolvem a cultura da soja.

Serviço
Evento: Embrapa no BelaSafra
Local: Arejo Buffet Rodovia Celso Garcia Cid, KM 92, PR 445 Cambé
Data: 31 de janeiro a 3 de fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário