terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Workshop orienta viveiristas sobre a mudança no sistema de produção de mudas de seringueira

Workshop orienta viveiristas sobre a mudança no sistema de produção de mudas de seringueira




Workshop orienta viveiristas sobre a mudança no sistema de produção de mudas de seringueira
31/01/17 - 10:35 

Viveiristas do Estado de São Paulo poderão saber mais sobre o novo sistema de produção de mudas de seringueiras, em vigor desde 2016, no “III Workshop de Mudas de Seringueira em Bancada e Substrato”. O evento será realizado no Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), em São José do Rio Preto, dias 2 e 3 de fevereiro, promovido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
“O principal objetivo é levar aos viveiristas informações sobre a mudança de sistema e mostrar sua importância, não só na parte de defesa fitossanitária, mas, principalmente geneticamente”, explicou o engenheiro agrônomo Paulo Fernando de Brito, diretor do EDA de Barretos e organizador do evento.
Durante o Workshop será lançada a atualização do manual “Produção de Mudas de Seringueira em Bancada e Substrato (Viveiro Suspenso) ”, orientando os produtores de forma teórica sobre o ganho de qualidade e produtividade com a substituição do sistema tradicional, em uso nos últimos 40 anos.
O diferencial do curso são as visitas a dois estabelecimentos: no Sítio São Pedro, em Olímpia, e no Sítio Pinheiro, em Urupês. “São viveiros que estão produzindo as mudas em conformidade com o novo sistema há três anos, possibilitando esclarecer dúvidas sobre o processo”, complementa Paulo Fernando de Brito.
No dia 2, o workshop inicia com uma análise sobre viveiros suspensos já existentes, sendo possível identificar as dificuldades e as qualidades do sistema de produção, se a utilização é feita em bancada protegida ou a céu aberto, se as mudas são enxertadas ou não, além de apresentação do funcionamento.
Já no dia 3, haverá exposição das mudas, discussão sobre os potenciais de risco de nematoides na cultura da seringueira e legislação federal, já que é exigido que os viveiros estejam registrados no Ministério Público e também cadastrados na Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
O evento não tem vagas limitadas, sendo destinado para os viveiristas da maior região paulista produtora de borracha, com inscrições realizadas antes do início da programação.
“III Workshop de Mudas de Seringueira em Bancada e Substrato”
2 de fevereiro, das 9h às 16h30 e 3 de fevereiro, das 8h às 16h
Escritório de Defesa Agropecuária: Rua Pascua Valle, 266 - São José do Rio Preto – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário