terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Pelo quarto ano consecutivo, evento da Fundação MT cumpre com a difusão de informações

Pelo quarto ano consecutivo, evento da Fundação MT cumpre com a difusão de informações




Pelo quarto ano consecutivo, evento da Fundação MT cumpre com a difusão de informações
31/01/17 - 11:08 


 A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, realizou pelo quarto ano consecutivo, em Nova Mutum (MT), o Fundação MT em Campo, na última quinta e sexta-feira, 26 e 27 de janeiro. Apesar do período de colheita e planejamento da safrinha no Estado, quase 700 pessoas compareceram nos dois dias, fortalecendo mais uma edição do já tradicional dia de campo. A edição de 2017 ainda não encerrou e nos dias 2 e 3 de fevereiro o evento também acontece na região de Rondonópolis, sul de Mato Grosso, no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) da instituição, localizado na Fazenda Cachoeira, na BR 163, km 40, sentido Campo Grande.
Neste ano, o Fundação MT em Campo incentivou pensar a agricultura e o sistema de produção do Estado através do tema “A decisão que influencia o amanhã”, representada por um cubo mágico. Nesta linha de raciocínio, Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT, acrescenta que hoje o resultado final de qualquer atividade agrícola (soja, milho, algodão ou outra cultura) depende da sincronia perfeita de todas as práticas realizadas o ano inteiro, desde o planejamento até a colheita. “No passado testávamos o encaixe de uma peça por vez, como num quebra-cabeças. Hoje mudou, temos que encaixar várias peças ao mesmo tempo, ter sincronia entre todas, de modo que se mudarmos uma das faces do cubo mágico interferimos nas outras, ou seja, não podemos mais pensar em um fator isolado, mas sim no sistema produtivo como um todo, no conjunto”, completa.
Participante das quatro edições do evento, o produtor mato-grossense Natalino Bigolin, que cultiva soja e milho em Sapezal, levou funcionários e dois filhos para que o aprendizado fosse adquirido pela equipe. “Sempre focamos mais nas estações que tratam de manejo de doenças em soja e milho e, neste ano, gostamos muito dos dados sobre tecnologia de aplicação, tudo muito útil para o nosso dia a dia e que nos leva a pensar diferente, a ter o controle do sistema completo em nossas mãos. Quanto mais informação, melhor”, detalhou.
Além das 11 estações de pesquisa, o evento no médio norte contou com meteorologista à disposição do público e informações também a campo com as empresas patrocinadoras, que em 2017 são Arysta, Basf, Bayer, Dow, Du Pont, Jacto, Kleffmann Group, Mosaic, Nufarm, Syngenta, TMG, UPL e Vale, além do apoio da Aprosoja/MT. O diretor presidente, Francisco Soares Neto, enfatizou na abertura do evento em Nova Mutum que a Fundação MT estará sempre à disposição dos produtores e técnicos para ajudar a tornar ainda mais viável a agricultura do Estado, visando sustentabilidade e rentabilidade. “Agradecemos a todos que fazem esse trabalho voltado ao bem social e da agricultura, que tornam viável o trabalho de anos e anos de pesquisa, com dedicação apesar da complexidade que existe. Vamos todos, pesquisa e campo, continuar a exercer isso, compartilhando conhecimento para que possamos fazer todos os lados do cubo mágico”, colocou.
Rondonópolis
No CAD Sul, como é chamada a área experimental onde será realizado o evento nesta semana, a Fundação MT, através de sua equipe técnica, vai compartilhar resultados de pesquisa aplicada de até nove de instalação. O público recebe a informação, visualiza e debate os dados ao mesmo tempo, com a vantagem de poder entender as situações interligadas umas com as outras. “Temos a campo ensaios que envolvem genética, culturas antecessoras, tecnologia de aplicação, arranjo de distribuição de plantas, fungicidas, ou seja, várias pesquisas para tratar de soluções integradas e não isoladas”, explica Zancanaro. Ao todo são 10 estações, a entrada é gratuita e a inscrição é feita a partir da 7h.
Serviço: Fundação MT em Campo – Rondonópolis
Local: BR 163, sentido Campo Grande, km 40 (Faz. Cachoeira)
Início: 7 horas – entrada gratuita e almoço no local

Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário