domingo, 29 de janeiro de 2017

Escola prepara filhos de pequenos agricultores para o trabalho no campo

Edição do dia 29/01/2017
29/01/2017 09h15 - Atualizado em 29/01/2017 09h15


Escola prepara filhos de pequenos agricultores para o trabalho no campo




No programa da Casa Familiar Rural, em SC, jovens aplicam no sítio da família o aprendizado que recebem em sala de aula.

Helen MartinsSaudades, SC


Uma escola rural em Santa Catarina recebe principalmente filhos de agricultores. Os jovens passam uma semana em aula e a outra no sítio da família, aplicando o que aprenderam.

Todo mundo sonha o melhor para os filhos. Mal o bebê nasce e os pais já começam a sonhar: o que Rafael vai fazer na vida? E Alexandra, o que vai ser quando crescer? E eles crescem mesmo rápido. Rafael e Alexandra vivem no município de Saudades, em Santa Catarina. São colegas de classe na Casa Familiar Rural, uma escola diferente.
A primeira Casa Familiar Rural foi criada em 1937 na França. Foi ideia de algumas famílias de agricultores que queriam para os filhos, além da educação formal, um ensino profissionalizante. Hoje, o conceito existe em 30 países, inclusive no Brasil.
Como esta é uma região tradicional na criação de gado de leite, o curso da Casa Familiar forma alunos como técnicos em zootecnia.
A primeira aula do dia é de história. Alexandra anota tudo. Rafael digere as informações junto com seu chimarrão.

A segunda aula do dia é o dimensionamento de piquetes. Entre os alunos, a maioria é de filho de agricultores.
Terceira aula do dia: matemática. Com os números coletados na aula prática, são feitos cálculos que serão usados no dia-a-dia da propriedade. Assim, os alunos vão tomando gosto pelos assuntos da terra. Muitos contam que já viram amigos deixando o sítio da família.
A Casa Familiar recebe alunos que já concluíram o Ensino Fundamental. Os estudantes fazem ao mesmo tempo o Ensino Médio e o curso técnico. Pelo sistema da pedagogia de alternância, os jovens passam uma semana na escola e uma semana na casa dos pais, onde aplicam os conhecimentos que adquiriram.

Assista ao vídeo com a reportagem completa e confira como foi a aula e o efeito da Casa Familiar na vida de um dos jovens.
tópicos:
  • Economia
    • Para acessar o video clique no link abaixo.
      http://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2017/01/escola-prepara-filhos-de-pequenos-agricultores-para-o-trabalho-no-campo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário