terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Mulheres do MT são maioria nos cursos da EaD SENAR

Mulheres do MT são maioria nos cursos da EaD SENAR




Mulheres do MT são maioria nos cursos da EaD SENAR
31/01/17 - 09:06 

As mulheres são o principal público de Mato Grosso interessado nos treinamentos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EAD) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Nos últimos seis anos, elas representaram 54% das mais de 11,4 mil pessoas do estado que concluíram algum dos cursos realizados pelo site da instituição.
De 2011 a 2016, o total de inscritos de Mato Grosso nos cursos EAD do SENAR foi de 23.243. A metade dos interessados concluiu os treinamentos, que vão desde inclusão digital à agricultura de precisão, com destaque para as áreas de empreendedorismo e gestão de negócios e sustentabilidade no campo de acordo com dados do SENAR Central.
Com um portfólio que compreendeu programas com cursos gratuitos ofertados em 2.751 turmas no período, os cursos a distância do SENAR tiveram a preferência do público jovem de Mato Grosso, já que o maior percentual dos concluintes (37%) tinha de 18 a 25 anos e o segundo maior, de 26 a 35 anos (33%), entre 2011 e 2016.
Pessoas com suas carreiras já definidas também são as mais atraídas para realizar algum curso EAD pelo SENAR no Estado. Aqueles com nível superior completo representaram 51,5% de todos que concluíram algum treinamento nos últimos seis anos, seguidas dos interessados com nível médio (23,9%).
Esse perfil é exatamente o da pedagoga Juliana Silva, de 28 anos, que já realizou cinco cursos de EAD pelo portal do SENAR. Moradora de Várzea Grande, a aluna identificou na modalidade uma forma de se manter atualizada, sobretudo quanto aos cursos voltados para a inclusão digital, e também de se inserir no universo das atividades agropecuárias, tendo em vista que trabalha em uma empresa relacionada ao setor.
"Quando comecei a trabalhar na empresa, senti a necessidade de conhecer, de me ambientar no meio rural. A forma mais fácil de fazer isso foi por meio de um curso de ensino a distância do SENAR, já que conseguia acompanhar fora do horário de trabalho", comentou. Juliana Silva se referiu ao curso "Negócio Certo Rural", com o qual conheceu as estruturas de uma fazenda e como a administração pode contribuir para o sucesso do empreendimento. "Foi um curso de 40 horas, mas bem lúdico, com vídeos, não só texto, o que tornou o conteúdo mais dinâmico", completou.
A pedagoga também se insere no perfil relacionado à atividade profissional daqueles que optaram pelo EAD do SENAR entre 2011 e 2016 em Mato Grosso. Embora a maioria (18%) fosse estudante em área relacionada ao setor rural, no segundo lugar do ranking estavam aqueles que trabalham em empresa ou entidade do meio rural (12%).
"Eu utilizo as informações que adquiri nos cursos o tempo todo no trabalho. Além disso, estou sempre de olho nas atualizações. São cursos rápidos, práticos e você já consegue imprimir o seu certificado assim que conclui", destacou Juliana Silva, lembrando que formações na modalidade a distância também agregam valor ao currículo no momento em que são pleiteados progressão de carreira em determinadas áreas profissionais.
Atualmente, o o portal de EAD do SENAR oferece 49 cursos divididos em vários programas. Para 2017, as sete primeiras ofertas já estão disponíveis no site da entidade, todas voltadas para a área de inclusão digital. Basta acessar o seguinte endereço digital: http://ead.senar.org.br/cursos/inclusao-digital/

Nenhum comentário:

Postar um comentário