segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Agricultores trabalham à noite para recuperar o atraso do plantio da soja

Soja

Agricultores trabalham à noite para recuperar o atraso do plantio da soja



Com o trabalho à noite a atenção tem que ser redobrada porque a visibilidade diminui bastante
Por:  
Publicado em 30/10/2017 às 10:07h.
Os agricultores de se apressam para não perder o período ideal do plantio da soja. A falta de chuva atrasou o trabalho e mesmo quando a noite chega as máquinas continuam no campo. 
Em uma fazenda no sudeste de Mato Grosso, ainda faltam pouco mais de dois mil hectares da área total do plantio, que começou com dez dias de atraso. Para que depois da soja seja feito o cultivo de algodão, que precisa ser plantado ainda em janeiro, a saída foi dobrar o expediente. Com o trabalho à noite a atenção tem que ser redobrada porque a visibilidade diminui bastante, e o que faz a diferença é a tecnologia. O GPS é o melhor amigo do operador, que tem que ficar com um olho na tela e outro na plantadeira. Cada semente faz a diferença. Em cada talhão é contado quantas caem por metro na linha. O ideal são 14 sementes. 
Outra fazenda iniciou o plantio no pó e agora começou o plantio noturno, tudo para correr contra o tempo. Mas mesmo assim com a falta de chuva esse ano a área de soja será 30% a menos que o previsto. Na área que não será mais plantada a soja, o agricultor decidiu então antecipar o plantio do algodão para dezembro. Mesmo com todo esse contratempo a esperança ainda é ter uma safra tão boa quanto a do ano passado, colhendo uma média de 66 sacas por hectare. Afinal, a tecnologia é importante, mas o clima é fundamental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário