segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Rendimento do trigo do Uruguai deve ser afetado por excessos hídricos e doenças

Publicado em 30/10/2017 09:32



As chuvas abundantes no Uruguai, particularmente ao norte, estão afetando os cultivos de inverno. Em Paysandú, por exemplo, "em três meses choveu o que, normalmente, chove em seis", disse Braulio Laurino, integrante da equipe técnica da Copagran neste departamento.
Na semana retrasada, as chuvas nessa zona superaram os 200mm, embora não tenham sido registrados problemas por geadas tardias ou granizo, como se deu em zonas de Salto. O trigo apresentou problemas de ferrugem e bacteriose, mas até o momento não foram detectados danos por fusarium, disse o especialista.
Com a colheita próxima, Laurino disse que os rendimentos devem ser afetados pelas questões climáticas que perduraram pelo ciclo dos cultivos, com uma média entre 2.800 a 3.000kg por hectare, estimou. "Os dias não ajudaram, a primavera não veio muito fresca". Na cevada, os danos por excesso hídrico são mais visíveis.
No Sul, os volumes de chuva foram menores, o que permitiu uma "recuperação dos cultivos", como destacou Leonardo Oliveira, técnico da Copagran em Colonia. "Os cultivos estão em um estado aquoso - alguns mais avançados, já com grão pastoso", explicou.
A bacteriose, contudo, é o maior dos problemas. 20% da área está afetada totalmente pela doença, enquanto 40% está afetada parcialmente.
A colheita de trigo começará ao final de novembro, de acordo com os técnicos.
Tradução: Izadora Pimenta
Fonte: Grupo Trigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário