sábado, 14 de setembro de 2013
Indústria brasileira da cachaça quer vender produto na China
Indústria brasileira da cachaça quer vender produto na China
EXPANSÃO
14/09/2013 | 12h41
Mercado asiático foi aberto recentemente para a Mercado que se divide entre 40 mil produtores, 4 mil marcas e que gera uma receita anual de R$ 7 bilhões, a cachaça brasileira quer ir mais longe e conquistar novos mercados. O próximo grande passo será o mercado chinês, aberto recentemente para a tequila mexicana. A negociação, que envolve produtores e órgãos governamentais, foi iniciada há um mês.
– É um acordo que irá reconhecer também alguns destilados chineses. Estamos confiantes. O comércio entre Brasil e China tem aumentado – conta José Lúcio Mendes, diretor de marketing da Expo Cachaça, feira que acontece nesta semana no Mercado Municipal de São Paulo.
O grande foco da indústria é a Comunidade Europeia. A região, no entanto, tem exigências mais rígidas e pede denominações geográficas dos produtos, por exemplo. Hoje, apenas a região de Paraty, no Rio de Janeiro, e Salinas, em Minas Gerais, possuem a denominação.
A exportação da bebida corresponde a cerca de 0,5% a 1% do total da produção, um valor de 8 a 14 milhões de litros por ano. A cachaça já chega a 70 países, mas de forma pulverizada. O maior desafio do segmento é agregar produtores, majoritariamente microempresários, e combater a informalidade no segmento.
INSTITUTO BRASILEIRO DA CACHAÇA
tequila mexicana
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