segunda-feira, 16 de setembro de 2013
Mercado mundial de adjuvantes agrícolas deve crescer 5,3% até 2018
Mercado mundial de adjuvantes agrícolas deve crescer 5,3% até 2018
Mercado mundial de adjuvantes agrícolas deve crescer 5,3% até 2018
16/09/13 - 16:54
por Leonardo Gottems
O relatório “Mercado Mundial de Adjuvantes Agrícolas” aponta que o setor deve crescer dos US$ 2,173 bilhões em 2012 para US$ 2,963 bilhões em 2018. Os números representam um CAGR (taxa composta de crescimento anual) de 5,3%, de acordo com o documento, produzido pela empresa MarketsandMarkets.
A América do Norte controla cerca de 40,3% desse mercado, pelos números consolidados de 2012, que tem também presença forte de europeus, devido às práticas de agricultura de alta tecnologia, controle, proteção e precisão. Essas regiões são as sedes de grandes players do mercado. Segundo o relatório, o mercado adjuvantes na Ásia, Pacífico e América Latina é “inexplorado, e tem um enorme potencial para crescer”.
“Os adjuvantes são substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades da solução, visando facilitar a aplicação ou minimizar possíveis problemas. Os adjuvantes são divididos em dois grupos: os modificadores das propriedades de superfície dos líquidos (surfatantes: espalhante, umectante, detergentes, dispersantes e aderentes, entre outros) e os aditivos (óleo mineral ou
vegetal, sulfato de amônio e uréia, entre outros) que afetam a absorção devido à sua ação direta sobre a cutícula”, explica Leandro Vargas, pesquisador da Embrapa Trigo em estudo.
O relatório da MarketsandMarkets afirma também que o mercado mundial de adjuvantes agrícolas é um dos segmentos de crescimento mais rápido dentro do mercado de agroquímicos. E o movimento deverá continuar, devido a fatores como a simplicidade de aplicação, práticas de produção avançadas , produtos inovadores , aumento da acessibilidade e do ataque de pragas e doenças.
Segundo o documento, os adjuvantes estão “silenciosamente ajudando a revolucionar o negócio de agroquímicos, sendo as melhores ferramentas para os agricultores melhorarem a aplicação , facilitarem a dosagem e conseguirem aumentar rentabilidade [além de serem] uma forma de controle de pragas ambientalmente mais aceitável”. Isso porque desempenham um papel essencial para otimizar a performance de herbicidas, fungicidas e inseticidas, diminuindo as dosagens.
O estudo aponta ainda que “o mercado global de adjuvantes agrícolas é fragmentado e significativamente sensível à oscilações de preço. Devido às elevadas barreiras de entrada, o número de participantes permanecerá limitado. Devido a esses fatores, o mercado apresenta características oligopolistas”. Os expoentes são empresas como Adjuvant plus Inc. (Canadá), Akzonoble NV (Holanda), Brandt Consolidated (EUA), Clariant International Ltd. (Suíça) , Lamberti SpA (Itália), Momentive Performance Materials (EUA) , Solvay SA (Bélgica), Dow Croning (EUA), Croda Chemicals (Índia), Tanatex Chemicals (Europe) e Helena Chemical Company (EUA), entre outros.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário