sábado, 14 de setembro de 2013
Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô do Rio
Tesouro arqueológico é descoberto em obras do metrô do Rio
14/09/2013 09h06 - Atualizado em 14/09/2013 09h06
São mais de 200 mil objetos, alguns do século XVII.
Porcelanas, vidros e joias foram achados debaixo de As obras na nova linha do metrô do Rio revelaram uma herança histórica escondida debaixo da terra. O tesouro arqueológico foi achado debaixo de um terreno, no Centro da cidade, usado para fabricar peças usadas nas obras do metrô. Entre peças inteiras e alguns fragmentos, são mais de 200 mil objetos, alguns do século XVII, como mostrou a GloboNews.
Como não existia coleta de lixo na época, muitos objetos eram enterrados nos quintais das casas. Assim, os arqueólogos descobriram uma grande quantidade de porcelanas e recipientes de vidro, alguns ainda com líquidos dentro, itens de higiene pessoal e até joias de ouro.
O material encontrado mostra que diferentes classes sociais conviviam na mesma região. Alguns objetos pertenceram à Família Real Portuguesa, como uma escova de dente bem acabada que traz a inscrição com o nome do imperador. Outros mostram curiosidades, como um vidro de desodorante, que na época era chamado de "anti-catinga" - nome que aparece gravado no frasco. Todo o material será analisado e catalogado.
"A gente até tinha a ideia de encontrar um sítio arqueológico, só que ninguém imaginava que a gente ia encontrar um sítio com essa complexidade e riqueza. E que poderia permitir reconstituir e resgatar o passado de gerações e gerações de brasileiros e estrangeiros a partir do que eles deixaram como resíduo", disse o arqueólogo Cláudio Prado de Mello.
terreno no Centro.Do G1 Rio, com informações da GloboNews
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário