domingo, 30 de novembro de 2014
Chuva fora de época muda paisagem e alegra criadores de gado de SE
Nas fazendas de leite, a produção aumentou trazendo alívio aos criadores.
Os agricultores agora investem em silagem, para não depender só do pasto.
Edição do dia 30/11/2014
30/11/2014 08h45 - Atualizado em 30/11/2014 09h02
Anna Fontes
Do Globo Rural
A paisagem verde não é muito comum para esta época do ano no alto sertão de Sergipe.
O pasto veio com as chuvas dos últimos 15 dias, um bom sinal para os produtores de leite. Em Nossa Senhora da Glória foram registrados 75 milímetros de chuva, três vezes mais que a média para o período.
Mesmo para os produtores que já não dependem tanto da pastagem para alimentar o rebanho, a chuva dos últimos dias trouxe um certo alívio. A produção de leite que dava sinais de queda, já melhorou.
Na propriedade do criador Fábio de Sousa, as 50 vacas davam até mil litros de leite por dia, mas após a chuva houve um aumento de 10% na produção.
Nas últimas semanas, a produção diária no município cresceu quase 20% e hoje está em quase 800 mil litros de leite, mas apesar da chuva, o clima é de cautela porque até o mês de março do ano que vem, a época é de estiagem.
Para se prevenir e não depender só do pasto, os agricultores investiram em silagem e concentrado, como José Alves, criador que tem 56 vacas e já garantiu o alimento do gado nos próximos meses. "Do pasto, a gente não depende tanto, porém a chuva é muito bem-vinda, a vaca de leite é sensível e quanto menos calor, mais leite ela dá", diz.
Nesta época do ano passado, o agricultor recebia R$ 1,25 pelo litro do leite, agora está recebendo R$ 1.
tópicos:
Economia, Nossa Senhora da Glória
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário