sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Produtores fazem a colheita do fumo e comemoram a produtividade no RS
O clima colaborou e a altura das plantas chega a 1,70 metro.
Neste ano, nos três estados do Sul, a produção deve superar 700 mil t.
Edição do dia 28/11/2014
28/11/2014 06h05 - Atualizado em 28/11/2014 06h22
Marco Matos
Do Globo Rural
Começou a colheita do fumo no Rio Grande do Sul.
Cerca de 30% da produção desta safra já está secando nas estufas, onde o fumo fica amarelo e bem seco na etapa de secagem da folha. Depois, o produto é levado para galpões onde é classificado e embalado para depois ser encaminhado para venda.
Este ano, o brilho no olho do produtor é ver a paisagem verdinha, com folhas graúdas. Na propriedade de Flávio Stumm, em Vera Cruz, região central do estado, o agricultor sabe de cor a receita para chegar a esta qualidade. "Recuperação do solo, esterco de galinha, calcário e plantio direto em toda a lavoura", diz.
Neste ano, a área de tabaco plantada, segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil, reduziu cerca de 7%, mesmo assim, a expectativa é de que a produção no Rio Grande do Sul, Santa Catariana e Paraná seja a mesma do ano passado, com cerca de 700 mil toneladas.
A explicação é a alta produtividade das lavouras nesta safra. Como o clima colaborou, as plantas se desenvolveram mais e chegam a 1,70 metro de altura. Com isso, em algumas lavouras, o produtor vai conseguir aumentar a produção em, pelo menos, 10% na mesma área plantada.
A colheita do tabaco segue até fevereiro e a negociação do preço do fumo desta safra começa na próxima semana, quando entidades de defesa dos produtores e das indústrias se reúnem.
Economia, Vera Cruz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário