sexta-feira, 28 de abril de 2017

IAC lançará na Agrishow 2017 cultivar de sorgo 10% mais produtiva


Sorgo

IAC lançará na Agrishow 2017 cultivar de sorgo 10% mais produtiva




Nova cultivar de sorgo destinado principalmente para a produção de vassouras será lançada pelo IAC, da Secretaria de Agricultura durante a Agrishow
Uma nova cultivar de sorgo de porte baixo destinado principalmente para a produção de vassouras será lançada pelo Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), de 1º a 5 de maio de 2017, em Ribeirão Preto, interior paulista. A cultivar IAC 10V50 destaca-se pelo porte baixo e maior produtividade de palha, que é 10% superior à de outros materiais, como as cultivares de porte alto Tietê e Saltinho. A nova cultivar também possui palha de excelente qualidade e resistência ao acamamento.
A IAC 10V50 possui porte médio devido ao melhoramento realizado pelo IAC, que cruzou uma cultivar de porte alto com uma anã para obtenção desse material de porte intermediário. “O porte baixo facilita a colheita manual ou corte mecânico do sorgo vassoura, além de permitir a redução do espaçamento e o aumento da população de plantas, o que contribui para aumento da produtividade”, explicou o pesquisador do IAC Eduardo Sawazaki.
Ele acredita que ao disponibilizar novas cultivares mais competitivas, o IAC contribui para criar um novo mercado para a fabricação de vassouras. “Hoje esse produto é tido como algo artesanal devido à sua produção estar limitada aos pequenos produtores”, afirmou. O IAC está produzindo sementes que serão disponibilizadas ainda neste ano.
Outro atrativo para a produção de sorgo é o lucro gerado com a fibra. O preço do quilo da fibra do sorgo varia de R$ 6 a R$ 8, segundo o pesquisador. Os grãos do sorgo vassoura não têm valor comercial, por serem encapsulados por tecido fibroso, mas têm a mesma constituição química dos outros grãos de sorgo, podendo ser usados na alimentação de animais.
O pesquisador do IAC recomenda que o plantio do sorgo vassoura seja feito de setembro a março. “Este sorgo tem alta capacidade de rebrota, que podem ser aproveitados como uma segunda cultura”, lembrou.
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, essa nova cultivar é resultado de um longo trabalho que vem sendo mantido pelo Instituto Agronômico. “As pesquisas pioneiras no IAC colaboram com o desenvolvimento do Estado de São Paulo e têm o reconhecimento de sua relevância pelo governador Geraldo Alckmin”, afirmou. A Agrishow 2017 será realizada entre os dias 1 e 5 de maio, das 8h às 18h. O endereço é Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto - São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário