quinta-feira, 27 de abril de 2017

PRODUTOS DE AGRICULTORES NO NORTÃO SÃO EXPOSTOS EM FEIRA NA CHINA

PRODUTOS DE AGRICULTORES NO NORTÃO SÃO EXPOSTOS EM FEIRA NA CHINA

A Desenvolve-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) está com um stand entre na maior feira de importação e exportação da China, a Canton Fair – 2017. A missão faz parte de um acordo firmado entre Mato Grosso e a China em setembro do ano passado durante o 1º Mato Grosso World Show, para a promoção do comércio e investimentos no Estado.
No evento estão sendo expostos produtos como mel, própolis, castanha do pará, guaraná e peixe, oriundos de pequenos produtores da região de Apiacás, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e da baixada cuiabana.
O secretário da Sedec, Ricardo Tomczyk acredita que Mato Grosso começa a se firmar oficialmente no mercado chinês e a para os pequenos produtores é a oportunidade para aumentar a produção. “Começamos com uma amostra representando o potencial da produção da agricultura familiar. Também mostramos outros potenciais como a mineração e o turismo”, afirma.
João Gebara, diretor de prospecção e projetos da Desenvolve-MT , ressalta que alguns dos produtos pertencem a Floresta Amazônica e possuem alto valor agregado no exterior. “São commodities consideradas prêmio. O mel, o própolis e a castanha do pará, principalmente do norte do Estado são mundialmente conhecidos por sua qualidade e excelência.”
A intenção com a parceria é ampliar o leque de oportunidades de negócios entre os dois países, principalmente para os pequenos e médios empresários para que possam exportar diretamente para o país asiático sem a necessidade de passar por intermediários. Atualmente a China é responsável por cerca de 37% das exportações de Mato Grosso.
“O que é produzido hoje no Estado por esses pequenos produtores não é suficiente ainda para ser considerado uma produção de grande volume lá fora pelos padrões de importação. Então a ideia é criarmos um mercado para justamente circular riqueza entre os produtores, para que eles possam reinvestir o lucro deles, aumentando a produção e qualidade, além de renda para o município onde eles moram,” afirma Gebara.
A medida também tem a intenção de trazer os importadores da China, que na maioria são investidores para instalarem indústrias de transformação e beneficiamento em Mato Grosso, o que consequentemente gera emprego e renda para o Estado.
A 113ª Feira de Cantão (Canton Fair) – é a reunião comercial mais importante da China – atualmente ajuda empresários do mundo todo a terem acesso ao lucrativo mercado chinês. O evento se torna cada vez mais popular entre os empreendedores de países em desenvolvimento. O evento é realizado no maior centro de exposição moderna na Ásia localiza na Ilha de Pazhou de Guangzhou da China.
Este complexo abrange uma área de 1.100.000 metros quadrados, com uma área interior de 338.000 metros quadrados e área de exposição exterior de 43.600 metros quadrados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário