sexta-feira, 28 de abril de 2017

Falker apresenta na Agrishow inovações para os produtores



Empresa ampliou em 30% no ano passado investimentos em pesquisa e desenvolvimento para incrementar portfólio



Considerada uma das principais feiras agropecuárias do Brasil, a Agrishow, que ocorre neste ano de 1º a 5 de maio em Ribeirão Preto (SP), é uma grande mostra de inovações e tecnologias para o campo. Diversas empresas estarão no evento apresentando novas ferramentas voltadas ao produtor rural, que vem a cada safra ampliando o uso de tecnologias nas lavouras, como a agricultura de precisão, que está sendo empregada nas propriedades do país.
A Falker Automação Agrícola, empresa nacional com sede em Porto Alegre, vem despontando no cenário brasileiro como uma das mais inovadoras do setor de agricultura de precisão. No último ano, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento tiveram um incremento de 30% para aumentar em 50% o portfólio de produtos ofertados ao mercado consumidor. "Acreditamos no mercado agrícola, na expansão da agricultura de precisão e na busca por informações agronômicas para a gestão agrícola. Por isto ampliamos a linha de produtos e estamos prontos para o próximo ciclo de expansão", observa o diretor da empresa, Marcio Albuquerque.
Alguns destes produtos estarão na Agrishow. Um deles será o FarmLink, um novo sistema de monitoramento e controle dos níveis de umidade do solo. Um sensor é instalado na lavoura com uma antena de rádio de 50 centímetros. Estas antenas formam uma rede que transmite a informação até chegar a um ponto ligado à uma estação central na fazenda, onde se concentram os dados de toda a propriedade. "Hoje o produtor instala o sensor, deixa no campo, e sempre que for realizar a medição tem que ir ao local para conectar o leitor. Com o novo sistema, teremos uma informação atualizada sobre a distribuição da umidade", explica Albuquerque.
Para o diretor da Falker, o grande diferencial deste sistema é a precisão nas informações que chegam aos produtores sobre como está a umidade do solo em diversos pontos da lavoura. "Existem tecnologias importadas que colocam seu sensor ao lado de uma estação meteorológica, no nosso sistema será sem fio e teremos a informação de dezenas de pontos cobrindo uma área, permitindo conhecer a variação da umidade, pois ela não é uniforme. Teremos áreas mais úmidas e outras menos, e o produtor poderá ter um sistema para controlar esta irrigação", salienta.
Também será apresentada a nova versão do FalkerMap, que vai permitir ao produtor gerar seus próprios mapas com simplicidade e a um custo baixo ou até mesmo de forma gratuita. “É um software para agricultura de precisão, desenvolvido com tecnologia nacional e que vai possibilitar ao produtor gerar mapas de sensores de alta densidade, imagens aéreas, relatórios personalizados e mapas de colheita, além de aliar as vantagens do trabalho on-line e off-line”, ressalta o diretor da Falker.

Dependendo do tamanho de área que o produtor possuir, o novo FalkerMap traz vantagens econômicas, com custos que podem representar apenas 10% do valor de um software importado. Esta nova versão será gratuita para os agricultores que possuírem áreas de até 200 hectares e irá custar R$ 39,90 mensais para áreas de até mil hectares. “Esta possibilidade de preços diferenciados amplia a utilização de soluções para a agricultura de precisão, tornando-a mais acessível. Esta nova versão também torna mais dinâmica sua utilização ao ser híbrida, ou seja, pode ser usada apenas no PC ou na Web, ou em ambos”, afirma Albuquerque.
Outro produto que estará em exposição na Agrishow será o Terram, que permite detectar se o solo é uniforme ou se tem variabilidade em sua composição e, a partir disto, é possível saber exatamente em que local ele está mais propenso a ser corrigido. O produto é o primeiro Medidor de Condutividade do Solo feito por uma empresa brasileira - até então só existem produtos importados - e vai custar 30% menos do que os concorrentes vindos de fora do país.
A medição é feita de forma contínua, ao passar o equipamento no solo sendo arrastado por um trator ou outro veículo. Os dados são coletados diretamente pelo equipamento, não precisando análise em laboratório. Não existe um custo por análise, sendo o investimento feito apenas no equipamento. “Pela sua relação com a disponibilidade hídrica, trabalhos recentes também apontam o uso da medição de condutividade como uma das ferramentas para orientar plantios com população variável de sementes para aproveitar ao máximo o potencial de cada parte das lavouras", destaca Albuquerque.



Data de Publicação: 28/04/2017 às 07:00hs
Fonte: Assessoria de Comunicação da Falker

Nenhum comentário:

Postar um comentário