quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Liberado pelo governo, Benzoato de Emamectina ainda está apreendido na Bahia
Liberado pelo governo, Benzoato de Emamectina ainda está apreendido na Bahia
02/01/14 - 14:01
O avanço da lagarta Helicoverpa armigera ainda está tendo que ser controlado no oeste baiano sem a utilização do Benzoato de Emamectina. A região foi a primeira a receber autorização para importar o produto, porém teve negada a utilização por iniciativa do Ministério Público local.
Após isso o governo federal liberou a aplicação emergencial da substância, mas o produto não está disponível para utilização nas lavouras. “É muito importante para o combate a essa praga. É usado em toda a Europa, no Japão, nos Estados Unidos. O produto até hoje ainda está apreendido aqui no oeste da Bahia”, lamenta Júlio César Busato, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).
“Nós criamos um programa fitossanitário. A primeira fase é de orientar o produtor sobre as medidas de controle biológico. Até está funcionando muito bem, e a praga está sob controle. Tomara que os outros estados não passem pelo que nós passamos no ano passado”, explica Busato.
No entanto, o dirigente alerta para um perigo: “Existem apenas dois grupos de inseticidas que controlam essa praga. Se nós usarmos muito, ela vai ficar resistente, e nós vamos perder. Esse produto [Benzoato de Emamectina] é mais um grupo de defensivos que é extremamente necessário”, alerta ele.
Agrolink
Autor: Leonardo Gottems
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário