domingo, 2 de novembro de 2014
Aluguel de colmeias traz renda extra para produtores de mel de SC
Produtores de maçã alugam as colmeias para melhorar a polinização.
Apicultor ganha em média R$ 60 por colmeia na temporada.
Edição do dia 02/11/2014
02/11/2014 09h00 - Atualizado em 02/11/2014 10h57
Do Globo Rural
O aluguel de colmeias traz uma renda extra para produtores de mel de Santa Catarina. Quem aluga são os produtores de maçã, para melhorar a polinização de pomares.
As abelhas estão em plena produção.
Os produtores devem colher 100 toneladas até o final do ano. A safra sai de Bom Retiro, na serra catarinense, e vai para países da Europa e para os Estados Unidos. Mas esta não é a única fonte de renda dos apicultores. Eles também alugam as colmeias.
“temos 1800 caixas com abelhas e 150 delas estão nos pomares de maçã”, diz o apicultor diego lopes.
As colmeias são transportadas em caminhões para as propriedades de produtores de maçã da serra catarinense e ficam em média 25 dias nas fazendas. Pelo aluguel de cada caixa, o apicultor ganha R$ 60 por temporada. “As abelhas estando nos pomares ou na mata nativa, a quantidade de mel é praticamente igual. E vale a pena colocar nos pomares de maçã pelo dinheiro que eles pagam”, conta Diego.
Por ano, são alugadas 40 mil caixas por produtores de Santa Catarina. Um negócio que garante renda extra para 200 apicultores e que está em crescimento. Nésio de Medeiros, presidente da Associação dos Apicultores de SC explica que a polinização é tendência no mercado. “Hoje é maçã e pera, mas amanhã vai ser a laranja, vai ser a soja. Num futuro breve, teremos um grande mercado de polinização para a agricultura brasileira.”
As abelhas têm um papel importante nos pomares: são responsáveis pela polinização das flores. Transferem os grãos de pólen, que é a estrutura masculina das plantas, para a parte feminina de uma outra flor.
O técnico agrícola jobson althoff aluga colmeias há vinte anos, desde que começou a cultivar maçã. No começo, ele usava uma caixa de abelhas na plantação, que tem 30 mil pés da fruta. Mas resolveu aumentar a quantidade. “Com o passar do tempo, a gente foi usando duas caixas. O ano passado, foram três e, nesse ano, quatro. Percebemos um grande aumento na produção", explica jobson.
Estudos feitos por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina mostram que as abelhas polinizam os pomares por três dias, depois começam a buscar a mata nativa, onde o néctar é mais doce. Para mantê-las constantemente nas plantações, os produtores instalam as caixas aos poucos. Metade quando as flores brotam e metade quando abrem.
“A gente não quer correr o risco de que outros insetos façam essa polinização. Com abelhas, temos mais garantias”, lembra Jobson.
Santa Catarina é o terceiro colocado na produção de mel do brasil. O Paraná é o segundo e o Rio Grande do Sul, o primeiro. Na safra de maçãs, os catarinenses ocupam o segundo lugar e novamente os gaúchos a primeira posição.
tópicos:
Economia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário