segunda-feira, 3 de novembro de 2014
INTERCÂMBIO: Empresários brasileiros participam da Expo Paraguay-Brasil
Pela estabilidade monetária, proteção ao investimento estrangeiro e custos competitivos, o Paraguai tem atraído o interesse de empresários brasileiros que busca internacionalizar seus negócios e expandir mercados
Pela estabilidade monetária, proteção ao investimento estrangeiro e custos competitivos, o Paraguai tem atraído o interesse de empresários brasileiros que busca internacionalizar seus negócios e expandir mercados. As vantagens e desafios do país vizinho, assim como as possibilidades de firmar parcerias no setor produtivo, são os principais objetivos da Missão Empresarial Brasil-Paraguai que, no último dia 29/10, desembarcou no país vizinho. O superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, e o assessor técnico Alexandre Monteiro, representam o cooperativismo no grupo.
Intercâmbio - A finalidade da missão é estreitar relações bilaterais, promovendo o intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os dois países. Além de visitas técnicas, palestras e almoços com empresários, a programação também abrange uma rodada de negócios durante a 6.ª Expo Paraguay- Brasil, maior feira multissetorial de intercâmbio comercial, cultural e turístico entre Brasil e Paraguai e que acontece de 29 a 31 de outubro, em Assunção. O evento é promovido por empresários dos dois países.
Promoção - A Expo é uma promoção do Foro Brasil, uma comunidade de empresas brasileiras ou Indivíduos no Paraguai e Brasil, onde seus membros podem apoiar-se uns aos outros para promover, incentivar, apoiar e participar de todos os tipos iniciativas. O trabalho do Foro Brasil busca ainda apoiar na melhoria do comércio, econômico, financeiro, social, cultural e turístico relações entre seus membros e as empresas, ou pessoas físicas estabelecidas no Brasil ou Paraguai, bem como do Paraguai e agências brasileiras. O feira recebe o apoio direto da Embaixada Brasileira no Paraguai, do Sebrae; Confederação Nacional da Indústria (CNI); Petrobrás; Itaú; Itaipú; Banco do Brasil; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), COPYME, Rediex; SENATUR, Ministério da Indústria y Comércio do Paraguai.
Cenário paraguaio – Ao discursar na abertura da Expo, o vice-presidente da CNI, Paulo Tigre, ressaltou que, nos últimos meses, missões empresariais organizadas pela CNI têm ajudado o setor produtivo brasileiro a conhecer o cenário paraguaio. “A indústria brasileira redescobriu o Paraguai e está ampliando a sua atuação por aqui. Fortalecer as relações bilaterais continuará no topo das prioridades da CNI em 2015”, disse. Só em 2014, a Confederação organizou três visitas ao país vizinho. Cerca de 100 empresários brasileiros participam da missão à 6ª Expo Paraguay – Brasil. A feira tem programação voltada para o diálogo empresarial, exposição de produtos e empresas e também rodadas de negócios.
Boom Econômico - O Paraguai vive um momento de grande crescimento econômico e atração de investimentos estrangeiros, impulsionados por leis de proteção jurídica e regimes tributários especiais. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país governado por Horácio Cartes fechará o ano com um crescimento de 4%, superior à média da América Latina, que deve expandir em 2,5%. O Paraguai vê o Brasil como um dos pilares para o desenvolvimento de sua economia.
Ganha-ganha - “Buscamos uma relação de ganha-ganha entre os dois países. Somos um país que pode ser uma grande plataforma produtiva para o Brasil. As indústrias brasileiras podem se tornar ainda mais competitivas a partir da composição de parte de seus produtos no Paraguai”, afirmou o ministro da Indústria e Comércio, Gustavo Leite. Segundo ele, dos 23 projetos maquiladores aprovados em 2014, 17 têm capital brasileiro. Maquiladoras são empresas beneficiadas pela Lei de Maquila, que permite à empresa estrangeira instalada no Paraguai importar, manufaturar e exportar produtos pagando alíquota única de 1%. A atração de brasileiros é uma das causas do aumento desse nicho produtivo: entre 2013 e 2014, as exportações das maquiladoras cresceram 52%, atingindo mais de US$ 260 milhões.
Data de Publicação: 03/11/2014 às 12:50hs
Fonte: Portal da Indústria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário