quinta-feira, 30 de março de 2017

57ª Exposição Estadual de MG do Cavalo Mangalarga Marchador será em Uberlândia



Exposição já tem 120 animais inscritos



A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e o Núcleo Marchadores do Triângulo, em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia, realizarão a 57ª Exposição Estadual da raça, de 30 de março a 1º de abril, no parque de Exposições Camaru. Mais de 120 animais já estão inscritos para a prova que terá a participação de criadores mineiros e de Goiás e São Paulo. A abertura oficial do evento será nesta quinta-feira (30), às 8 horas, seguida do início dos julgamentos de morfologia e marcha da categoria potros.
Avaliações de morfologia e marcha de animais adultos serão a partir das 14 horas de quinta-feira e também na sexta-feira (31) durante todo o dia. A conclusão desta categoria será na parte da manhã de sábado (1º), na sequência, a partir das 14 horas, serão julgados os Grandes Campeonatos machos e fêmeas da raça, principal premiação da prova.
Na última edição do evento, também realizado em Uberlândia em 2016, com mais de 200 animais na pista de julgamentos, o título de Grande Campeão adulto da raça e Campeão dos Campeões em marcha ficou com ‘Radical da Seriema’, do expositor Daniel Borja, de Jaboticatubas. Já a Grande Campeã fêmea adulta foi ‘Quixote Vitória’, do expositor Jorge Ferreira da Silva, do Haras Quixote, de Itu. Entre as fêmeas, ‘Ternura do Yuri’, do criador Yuri Engle, faturou o título de Campeã das Campeãs em marcha.
Mangalarga Marchador, um cavalo multifuncional
O Mangalarga Marchador é um cavalo de sela e obedece aos padrões internacionais. Trata-se de um animal que pode ser usado para cavalgadas, lida no campo, passeios e competições de marcha. No esporte, a raça é utilizada em enduros equestres, team penning e provas de maneabilidade, baliza e tambores. Marchador também é muito requisitado na equoterapia.
A docilidade é uma das importantes características, permitindo que possa ser montado por crianças, jovens, adultos e idosos. Ressaltam-se ainda o rendimento, a rusticidade – um cavalo que se adapta a qualquer tipo de clima e solo – além de ser um animal resistente. O andamento pode ser de marcha batida ou picada. Trata-se de um andamento natural, simétrico, a quatro tempos, com apoios alternados dos bípedes laterais e diagonais, intercalados por momentos de tríplice apoio, que proporcionam ao cavaleiro maior comodidade.
As principais características da raça definidas no padrão racial são: porte médio; temperamento ativo e dócil; cabeça triangular com fronte larga e plana, olhos afastados, salientes e expressivos; tronco forte, profundo e arqueado; membros corretos, bem aprumados e articulados e grande qualidade de movimentos.

Data de Publicação: 30/03/2017 às 14:30hs
Fonte: FAEMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário