sexta-feira, 31 de março de 2017

MERCADO EXTERIOR: Em abril começam missões para resgatar imagem do país



A primeira visita deverá ser feita pelo secretário-executivo Eumar Novacki e, em maio, a viagem será liderada pelo próprio ministro


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou, em entrevista no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (29/03), que já no próximo mês serão iniciadas missões ao exterior para reverter a imagem da carne do Brasil entre os países importadores, criada a partir da deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. A primeira visita deverá ser feita pelo secretário-executivo Eumar Novacki e, em maio, a viagem será liderada pelo próprio ministro.
Vistas - Num período de 20 dias, Maggi irá aos Emirados Arábes, Arábia Saudita e Ásia, onde visitará a China. "Temos bom comércio e é importante termos, com eles [chineses], essa transparência”, destacou o ministro. A volta, observou, deverá ser pela Europa. “Passamos por muita preocupação. O Brasil ficou muito ameaçado, numa posição difícil, complicada”, desabafou.
Batalha - Mas Maggi considerou que “boa parte da batalha foi vencida”, revertendo suspensões de importação por parte de grandes parceiros comerciais, como China, Hong Kong, Chile e Egito. “A situação era de emergência”, disse o ministro, reconhecendo empenho do presidente Michel Temer e de outras áreas de governo, além da equipe do Mapa, para dar informações detalhadas e claras a consumidores de fora do país e brasileiros.
Operação - Maggi esclareceu não ter nada contra a Operação da PF envolvendo frigoríficos. “A operação deve continuar”, afirmou. "O problema foi a forma de divulgação, que colocou em dúvida a qualidade do produto e nosso sistema de inspeção, que é forte, robusto.”
Irã - Temer anunciou, no lançamento do novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), a reabertura também do mercado do Irã, nesta quarta-feira. “Agora há pouco, o escritório veterinário do Irã comunicou reabertura. Esse é um mercado de 380 milhões de dólares”, disse o presidente. O Irã havia suspendido importação, mas reabriu o mercado no mesmo dia. A informação consta de tabela atualizada pelo governo até esta quarta-feira.

Data de Publicação: 31/03/2017 às 19:30hs
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário