quinta-feira, 30 de março de 2017

Vantagens do sistema fotovoltaico são apresentadas a produtores da região Central do Estado

sistema fotovoltaico

Vantagens do sistema fotovoltaico são apresentadas a produtores da região Central do Estado





Evento realizado pela Turboferro e Emater, em Novo Cabrais, vai explicar o funcionamento do sistema que converte luz solar em energia elétrica 

Evento realizado pela Turboferro e Emater, em Novo Cabrais, vai explicar o funcionamento do sistema que converte luz solar em energia elétrica 
 
As crises de energia no setor elétrico e as altas taxas pagas por produtores brasileiros vêm aumentando a demanda pela diversificação da matriz energética no país. Nesse contexto, ganham espaço as energias alternativas e um dos sistemas mais procurados é o fotovoltaíco - energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade.  

 
Atenta a este cenário, a  empresa Turboferro, presente nos três Estados da Região Sul do país há 20 anos, e referência na fabricação de geradores fotovotaicos, está investindo forte no mercado gaúcho. "Assim como em outros Estados, os produtores do Rio Grande do Sul sofrem muito com o custo da energia elétrica. Por isso, estamos apresentando essa solução que gera economia e também preserva os recursos naturais.", explica Brainer Martins, diretor comercial da empresa.    
 
Para levar a tecnologia mais perto do produtor, a Turboferro realiza nesta quinta-feira, dia 30 de março, em parceria com a Emater/RS, um Dia de Campo no município gaúcho de Novo  Cabrais, onde as placas fotovotaicas da empresa foram instaladas em uma propriedade e já conta com grandes vantagens. 

 
Financiamento - Pronaf Eco 
Além da grande economia que representa os geradores fotovotaicos, o sistema conta com financiamento do Pronaf Eco, que fornece crédito para investimento na implantação, utilização, recuperação ou adoção de tecnologias ambientais. Através do Pronaf Eco o produtor pode financiar os custos em até 10 anos com juros de 2,5% ao ano. "Mais que oferecer um boa solução, hoje em dia a empresa precisa contar com boas alternativas de pagamento para facilitar a aquisição do produto. É como sair do aluguel para a casa própria", explica Martins.    
 
Números do setor   
A expectativa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é que até  2030  o mercado de energia fotovoltaica movimente cerca de R$ 100 bilhões. Atualmente os Estados que mais instalam energia solar são Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 
A Aneel também estima que até 2024 cerca de 1,2 milhões de geradores de energia solar ou mais deverão ser instalados  em casas e empresas  em todo o Brasil, representando 15%  da matriz energética brasileira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário