Chimarrão
O agricultor familiar conta que as terras foram adquiridas por seu avô em 1918, e, desde então, produz a erva mate para o chimarrão
Agricultor comemora tradição de quase 100 anos na plantação da erva do chimarrão
“Uma paixão, uma magia que não tem como explicar. Apenas sentir a vida e o significado que vêm da planta”, assim o agricultor familiar Elton Reus Gasparin, 40 anos, define como é trabalhar com o plantio da erva mate para o chimarrão, um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul, com um dia em sua homenagem, comemorado em 24 de abril.
Elton nasceu e foi criado na propriedade da família Gasparim, no município gaúcho de Arvorizinha. O agricultor familiar conta que as terras foram adquiridas por seu avô em 1918, e, desde então, produz a erva mate para o chimarrão. A propriedade possui 45 hectares, dos quais, 23 são destinados ao plantio da erva, com uma produção entre 700 a mil arrobas por mês.
De lá para cá, já passou para o pai do agricultor e agora é administrada por ele, que a vida inteira trabalhou com a erva sendo a principal cultura da propriedade.
Com o aumento da produção, o agricultor viu a necessidade de investir em maquinário. Há cerca de sete anos, através do programa Pronaf Mais Alimentos, o agricultor familiar conseguiu comprar um trator para os trabalhos na propriedade, o que, segundo ele, é de grande ajuda nas tarefas. “O trator foi de grande ajuda para nós. Ele já está quitado e no futuro próximo vou precisar de mais crédito para o crescimento da produção”, fala Elton.
A cidade de Arvorizinha
Localizada em um polo de produção do chimarrão Arvorizinha é conhecida como uma das maiores produtoras de erva mate do país. Segundo a técnica social da Emater/RS, Mariane Menegon, são produzidos por ano na cidade 10 mil quilos de chimarrão por hectare. A produção é vendida para as indústrias ervateiras da região, onde é processada, embalada e vendida para todo Brasil e exterior.

Nenhum comentário:
Postar um comentário