segunda-feira, 10 de abril de 2017

Embrapa Solos entra para a Rede de Educação em Segurança Química

Pesquisa

Embrapa Solos entra para a Rede de Educação em Segurança Química




A Embrapa Solos faz parte da Rede de Educação em Segurança Química

A Embrapa Solos faz parte da Rede de Educação em Segurança Química. A entrada do centro de pesquisa no grupo aconteceu no dia 07 de abril, quando a pesquisadora Adriana Camargo representou a Embrapa Solos no Seminário de Educação em Segurança Química, que aconteceu na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.
O Seminário teve por objetivos apresentar o Panorama Internacional da Segurança Química, alertando para a meta de gestão química em todos os países envolvidos, até 2020; propor ações a serem desenvolvidas pelas instituições participantes, com base na meta 2020; estabelecer sinergias entre as instituições participantes com vistas à racionalização dos recursos e ao fortalecimento das ações preventivas e corretivas na área de Segurança Química; e, sobretudo, ampliar a Rede Brasileira de Educação em Segurança Química, constituída por profissionais e instituições comprometidos com o tema.
No Brasil, as ações governamentais, da indústria e de outros segmentos da sociedade são desenvolvidas e articuladas pela Comissão Nacional de Segurança Química (CONASQ), cujo representante é o Newton Miguel de Moraes Richa (foto), da UFRJ que, em 2013, aprovou um Termo de Referência de Educação em Segurança Química, de abrangência nacional, onde se insere o Seminário do dia 07.
O que é
Segurança Química é um conceito global referente à proteção das pessoas e do meio ambiente, em todo o ciclo de vida dos produtos químicos que, atualmente, abrange: concepção, projeto, desenvolvimento, produção, transporte, armazenamento, utilização e descarte de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário