quinta-feira, 30 de janeiro de 2014
Detec levará para a Expodireto as ações de combate à Helicoverpa
Detec levará para a Expodireto as ações de combate à Helicoverpa
30/01/14 - 15:08
Os produtores que durante a 15ª Expodireto Cotrijal visitarem o estande do Departamento Técnico da Cotrijal, localizado na entrada do parque, ao lado das bandeiras gigantes do Brasil e do Rio Grande do Sul, poderão conferir informações e resultados do Programa Monitora, lançado em novembro de 2013 com o objetivo principal de auxiliar no manejo de lagartas de difícil controle, especialmente a Helicoverpa armigera.
O gerente de Produção Vegetal da Cotrijal, Silvio André Biasuz, explica que no espaço destinado ao assunto os profissionais do Detec vão falar sobre o novo cenário de pragas de difícil controle, alertando principalmente para o cuidado com essa lagarta, que pode causar grande dano às culturas da soja e do milho. Também vão mostrar o desempenho de duas cultivares de soja resistentes a lagartas.
Outros dois espaços serão organizados para receber os visitantes e expor informações sobre os programas Ciclus, voltado a tecnologia de informação, e Aplitec, que trabalha a parte de tecnologia de aplicação. Esses dois programas muito têm contribuído para ampliar a produtividade das culturas de grãos e aumentar a eficiência no uso de insumos. Os profissionais do Detec vão apresentar informações sobre os resultados alcançados e as atuais tecnologias utilizadas, como GPS, mapa de colheita, sensores de perdas, aplicação de defensivos, plantio com taxa variável, diferentes mecanismos de aplicação de fertilizantes e mapas de fertilidade do solo.
Segundo Biasuz, todo o trabalho do Departamento Técnico, que dispõe de grande equipe de profissionais altamente qualificados, está voltado para estender ao associado as informações e ferramentas que contribuam para obtenção de melhor resultado. “Além de divulgar as ações desenvolvidas pelo setor junto aos associados da cooperativa e os resultados alcançados, queremos mostrar de que forma essa informação pode ser melhor aproveitada na propriedade”, comenta Biasuz.
CICLUS
Desenvolvido pelo Departamento Técnico da Cotrijal desde 2009, o Ciclus é um programa de agricultura de informações que visa identificar, analisar e intervir na variabilidade das lavouras. A identificação das causas da variabilidade é iniciada pela análise criteriosa de um conjunto de informações que darão subsídios à intervenção, que por sua vez chega ao produtor através das recomendações de manejo propostas pelos profissionais do Detec/Cotrijal.
MONITORA
O Programa Monitora, que tem como slogan "Sua lavoura sob controle", objetiva prover informações técnicas, monitoramento e recomendações para os produtores assistidos pela Cotrijal, sobre pragas de difícil controle, entre elas, a Helicoverpa armigera. Através dele, a cooperativa fornece aos seus associados um serviço diferenciado e de alto valor agregado, oportuno para a tomada de decisão relacionada ao manejo e controle dessa lagarta e das demais pragas que representam risco de dano.
APLITEC
Programa que tem como objetivo levar aos produtores conhecimento sobre o tema tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e desenvolver as melhores práticas, visando aumentar a eficiência das aplicações e reduzir as perdas, gerando economia de recursos e preservando o potencial produtivo das culturas, além de preservar o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores.
Agrolink com informações de assessoria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário