quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Agricultura Familiar será destaque na Expointer 2017



Tradicional espaço que reúne produção terá novidades em 2017, incluindo produtos de Minas Gerais


O público da 40ª edição da Expointer vai poder conferir as novidades e sabores da agricultura familiar na 19ª Feira da Agricultura Familiar, um dos espaços mais visitados do evento. O motivo é a diversidade de produtos, que vão desde vinhos, cachaças, queijos, doces, sucos e conservas ao artesanato. Este ano, além de expositores do Rio Grande do Sul, empreendimentos de Minas Gerais marcarão presença.
A 19ª Feira da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Emater-RS. A comissão organizadora é composta pela Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina. Em 2016, o espaço somou mais de R$ 2 milhões em comercialização.

Para 2017, a expectativa é perpetuar os resultados positivos e promover o trabalho dos agricultores familiares. “A Feira é um reflexo das ações de valorização e estímulo da agricultura familiar brasileira. Importante lembrar que o Rio Grande do Sul é reconhecido pelo vigor da atividade, com o maior número de DAPs ativas do país, mais de 250 mil. O estado também contabiliza o maior valor contratado pelo Pronaf na última safra, mais de R$ 5.5 bilhões”, declara o secretário da Sead, José Ricardo Ramos Roseno.

O secretário pontua a oportunidade proporcionada aos agricultores, que poderão apresentar sua produção ao público da Expointer, maior evento do setor da América Latina, além de poderem compartilhar conhecimentos.

Essa é a expectativa da jovem Graziela Comin, de 25 anos, que participará da Expointer pela primeira vez. Além de adquirir experiência com a feira, os produtos da agroindústria da família, Sucos Del Nino, poderão explorar os mercados das cidades próximas à Nova Roma do Sul (RS). “Estou muito ansiosa, espero expandir bem a minha empresa. O meu foco é que o pessoal conheça os meus produtos”, ressalta.

Fora a exposição e comercialização dos produtos, a Feira traz oficinas técnicas e outras atividades, incluindo o lançamento regional do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 e a entrega de Selos de Identificação da Agricultura Familiar (Sipaf). O governo federal alcançou a marca de 2000 selos, o que representa mais de 26 mil produtos etiquetados nas prateleiras. Os selos beneficiam 152 mil famílias, além de impactar na qualidade do que os brasileiros levam à mesa.

A agricultura familiar tem como uma de suas características produtivas, o uso de menos aditivos químicos. Fora a preferência por alimentos mais naturais e outros produtos que tentam impactar não apenas financeiramente às famílias, mas também a preservação do meio ambiente. Com isso, quem compra, adquire alimentos mais saudáveis, por exemplo. Na 19ª Feira da Agricultura Familiar, os visitantes poderão levar para casa produtos e artigos etiquetados com o Sipaf.

Confira mais detalhes da Feira da Agricultura Familiar na Expointer 2017:

• Cerca de 200 empreendimentos da agricultura familiar. Este ano, seis deles vêm de Minas Gerais.
• 1.340 famílias envolvidas
• 118 municípios gaúchos envolvidos
• 16% trabalham com produtos orgânicos.

Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado brasileiro em participação da agricultura familiar. São quase 380 mil produtores que representam 86% de todos os estabelecimentos rurais gaúchos. Além de produzirem 100% do café, 92% da mandioca e 85% do leite consumidos no estado.

Sobre a Feira da Agricultura Familiar

A 19ª Feira da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Emater-RS. A comissão organizadora é composta pela Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina

Data de Publicação: 30/08/2017 às 08:20hs
Fonte: Assessoria de ComunicaçãoSecretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário