quarta-feira, 30 de agosto de 2017

PF INVESTIGA CRIMES DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO SERVIDORES DO MINISTÉRIO DO AGRICULTURA

PF INVESTIGA CRIMES DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO SERVIDORES DO MINISTÉRIO DO AGRICULTURA

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação Vegas, 2ª fase da Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi.
Cerca de 115 policiais federais cumprem 51 mandados judiciais, sendo 1 prisão preventiva, 10 prisões temporárias, 12 mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Maranhão, Minas Gerais e nos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.
Segundo a assessoria da Polícia Federal, esta fase é desdobramento da Operação Lucas, que começou após denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizados teriam sido favorecidos em processos administrativos, por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas.
As pessoas investigadas, na medida de suas participações, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva e ativa, cujas penas podem chegar a 12 anos de reclusão. O nome da operação é uma alusão a um diálogo interceptado no qual um dos investigados afirma que tudo que se passa em Vegas fica em Vegas.
Em nota, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que os quatro estabelecimentos, todos sediados no Tocantins, citados na Operação serão interditados e irão passar por auditorias com o objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Segundo o Ministério, os servidores envolvidos na investigação serão afastados e investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério. “Quanto a servidores conveniados de governo estadual ou municipal, serão substituídos”.
O Mapa ainda afirmou que suspendeu as exportações dos estabelecimentos envolvidos e, desde março, ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realizar abates. “Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações” e “implementado programa de compliance e estimulando as empresas do setor a implementarem os seus próprios programas de controle”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário