quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Oficinas ensinam como realizar trabalho em altura e em espaços confinados


Curso

Oficinas ensinam como realizar trabalho em altura e em espaços confinados


Treinamentos começaram na segunda (28) e serão realizados pelo programa Soja Plus em 13 municípios mato-grossenses
Por:  
Publicado em 30/08/2017 às 10:19h.
Que cuidados o trabalho em altura demanda na área rural? O trabalho em espaços confinados requer atenção extra? As respostas para essas perguntas são o foco central de uma série de oficinas realizadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) a partir desta semana por todo o estado.
Ao todo, 13 municípios vão receber os treinamentos de orientação para o trabalho em espaço confinado e em altura, que fazem parte do planejamento do programa Soja Plus neste semestre. O objetivo é disseminar a agricultores e trabalhadores rurais as exigências da legislação trabalhista para as duas situações. Os cursos começaram em Sinop nesta segunda (28) e seguem até 22 de setembro.
A Norma Reguladora 33 (NR-33) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) define as regras do trabalho em espaços confinados, e a Norma Regulamentadora 35 (NR-35) trata do trabalho em altura. As duas legislações estabelecem requisitos mínimos e medidas de proteção que devem ser seguidas por quem trabalha nessas duas condições. As normas explicitam também o planejamento, a organização e a execução que devem ser seguidas, sempre visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente na atividade.
Além de aprenderem as exigências de cada normativa, os participantes das oficinas farão atividades práticas para se tornarem aptos a avaliar riscos, tomar medidas de controle e a usar adequadamente equipamento de proteção individual (EPI).
Para o Ministério do Trabalho, trabalho em altura consiste em toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Já o conceito de espaço confinado é o de qualquer ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que tenha meios limitados de entrada e saída, e onde a ventilação é insuficiente.
“Nas fazendas temos diversos espaços confinados, como silo, secador e moega, por exemplo. Por isso, temos que nos aprofundar sobre as normas regulamentadoras para dar a orientação correta”, explica Cristiane Sassagima, gerente da comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja.
O programa Soja Plus é um programa de melhoria contínua oferecido sem qualquer custo para os associados da Aprosoja em Mato Grosso. É desenvolvido em parceria entre Aprosoja e Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), Instituto Algodão Social (IAS) e Senar-MT. Na prática, consiste na orientação de proprietários rurais sobre as legislações trabalhista, ambiental e fundiária. Seu mais importante braço é a capacitação dos agricultores e de trabalhadores rurais, feita gratuitamente pela Aprosoja e Senar-MT.
Saiba mais sobre o Soja Plus neste link.

OFICINAS ESPAÇO CONFINADO E TRABALHO EM ALTURA
28/08 – Sinop – Sindicato Rural – 7h30
29/08 – Diamantino – Fazenda Zonta - 7h30
30/08 – Nova Mutum – Fazenda Brancalione – 7h30
31/08 – Lucas do Rio Verde – Sindicato Rural – 7h30
01/09 – Sorriso – Sindicato Rural – 7h30
04/09 – Tangará da Serra – Sindicato Rural – 7h30
05/09 – Sapezal – Sindicato Rural – 7h30
13/09 – Primavera do Leste – Sindicato Rural – 7h30
14/09 – Jaciara – Sindicato Rural – 7h30
19/09 – Água Boa – Sindicato Rural – 7h30
20/09 – Querência – Sindicato Rural – 7h30
21/09 – Itiquira – Fazenda Argemira – 7h30
22/09 – Alto Garças – Sindicato Rural – 7h30
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário