quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Hackaton do Agronegócio de Mato Grosso será neste final de semana em Cuiabá


Agronegócio

Hackaton do Agronegócio de Mato Grosso será neste final de semana em Cuiabá


Evento é organizado pelo AgriHub em parceria com o Sebrae e universidades da cidade
Este final de semana será de desafio em Cuiabá. A capital mato-grossense vai sediar o segundo Hackathon do Agronegócio do estado: o Dev.Agri. O evento é organizado pelo AgriHub em parceria com o Sebrae e universidades da cidade.  A partir das 21h30 de sexta-feira (01/09) os participantes, estudantes, professores e desenvolvedores de tecnologias terão 52 horas para desenvolver uma solução prática para um dos problemas que mais incomoda os produtores rurais do estado: a classificação de grãos. O evento encerra domingo (03/09).
O Hackathon, ou Maratona Hacker (do inglês hacker marathon) é uma competição que reúne grupos de desenvolvedores, programadores e especialistas em negócios. Segundo Heygler de Paula, responsável pela frente de Comunidades Empreendedoras do AgriHub, a ideia é que seja desenvolvido um produto capaz de acabar com o impasse entre produtores e classificadores. "Hoje falta confiança do produtor rural nas metodologias e na execução dos métodos utilizados pelos classificadores dos compradores no momento de gerar os descontos da classificação de grãos", explica Heygler.
Após a abertura do evento, que está prevista para às 19h de sexta-feira, serão formados grupos com quatro desenvolvedores e um especialista em qualquer outra área. Pode ser, por exemplo, especialista em negócios, agro, design, comunicação ou engenharia. Esses grupos irão escolher qual abordagem vão usar para desenvolverem até domingo (03/09) algo capaz de resolver a questão da classificação de grãos. Serão disponibilizados kits de arduínos para quem quiser propor protótipos para hardware e uma oficina de design e prototipação.
Além disso, haverá especialistas em diversos campos de computação como hardware, imageamento, software e banco de dados para auxiliar os desenvolvedores. Um time formado por representantes do Núcleo Técnico em Armazenagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um classificador oficial de soja, mentores especialistas em negócios e produtores rurais também estarão presentes para opinar na construção da solução.
A partir das 19h30 de domingo (03/09) começam as apresentações dos grupos para o júri que é composto por produtores rurais, mentores e especialistas do universo Dev.Agri. O grupo que apresentar a melhor solução será premiado com uma viagem de quatro dias para Salvador onde terá a oportunidade de conhecer a  aceleradora Senai Cimatec, centro de excelência em hardware no Brasil, lá os vencedores poderão terminar a prototipação do projeto. O grupo vencedor também ganhará um kit de arduíno, consultoria especializada e será apresentado para investidores anjos.
O primeiro Hackathon Dev.Agri aconteceu em junho deste ano em Sorriso-MT. A equipe vencedora desenvolveu um software para compartilhamento de preços de insumos com os produtores. A plataforma tecnológica leva ao produtor rural informação de como ele deve realizar as compras de insumos com segurança e melhores preços de mercado, de maneira segura, precisa e sigilosa.
AgriHub - O projeto AgriHub é uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica as necessidades dos produtores e os conecta a startups, mentores, empresas, pesquisadores e investidores. É uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Para saber mais, acesse: https://www.dev.agr.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário