quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Concurso escolhe os melhores queijos Minas Artesanal do estado



Evento foi promovido pelo Governo de Minas Gerais durante o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes


O principal concurso do Queijo Minas Artesanal do estado já tem os vencedores de 2017. Este ano a competição foi promovida pela primeira vez no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Foram escolhidos os melhores queijos das sete regiões produtoras de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
Trinta e um queijos participaram com concurso que chegou a sua 10ª edição. O julgamento e o anúncio foram realizados no último sábado (26). Os queijos foram avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal foi promovido pelo Governo de Minas Gerais, por intermédio da Emater-MG, vinculada a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Projeto Fartura Gastronomia.
“O Queijo Minas Artesanal é um símbolo de Minas Gerais, pois representa muito da nossa mineiridade, o que nós somos. Trazer este concurso para o Festival de Tiradentes é reconhecer o trabalho dos produtores e dar visibilidade para o queijo”, disse o presidente da Emater-MG, Glenio Martins.
Todos os produtores que participaram da disputa têm suas queijarias cadastradas no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e foram classificados após vencerem os concursos regionais do Queijo Minas Artesanal, promovidos pela Emater-MG ao longo do ano. Nas duas regiões onde não foram realizados concursos (Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro), os produtores cadastrados no IMA foram convidados a participar do evento estadual. “O governo está avançando na legislação e em pesquisa. É um setor que movimenta a economia de 30 mil famílias. Uma atividade que gera renda, oportunidade para os produtores”, afirmou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão.
Após a divulgação do resultado, os vencedores da Categoria Ouro foram recebidos, em Tiradentes, pelo governador Fernando Pimentel e pela presidente do Servas, Carolina de Oliveira Pimentel. O produtor Antônio Lima Rosa foi o campeão da região do Cerrado e estava emocionado com o resultado obtido no concurso. “Este prêmio é um reconhecimento dos mineiros pelo trabalho do produtor rural. Estou muito feliz. E agradeço a Emater que nos ajuda com todo este trabalho”.
Já a produtora Lúcia Maria Resende foi a vencedora da região do Campo das Vertentes. Ela conta que o trabalho de produção de queijo é feito com a família e que todos estavam com muita expectativa sobre o concurso. “É muita emoção, uma satisfação enorme. Tivemos aqui o reconhecimento de um trabalho árduo, mas que é feito com muito carinho, muita dedicação. Todos na família trabalham juntos. É a agricultura familiar”, comemorou após receber o prêmio.
Vencedores
Confira abaixo a lista dos vencedores da 10ª Edição do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal:
Categoria Ouro:
Região Araxá
  • Reinaldo Antônio de Lima – município de Araxá
Região Campo das Vertentes
  • Lúcia Maria Resende – município de Tiradentes
Região Canastra
  • Onésio Leite da Silva – município de São Roque de Minas
Região Cerrado
  • Antônio Lima Rosa – município de Patrocínio
Região Serra do Salitre
  • José Baltazar da Silva - município de Serra do Salitre
Região Serro
  • Aguimar Antônio Barbosa – município do Serro
Região Triângulo Mineiro
  • Gilson Fernandes Cruz – município de Monte Carmelo
Categoria Prata
Região Araxá
  • Joel Urias Leite – município de Sacramento
Região Campo das Vertentes
  • José Orlando Ferreira Júnior – município de Carrancas
Região Canastra
  • Reginaldo Miranda de Andrade – município de Medeiros
Região Cerrado
  • Marcos João Bispo – município de Rio Paranaíba
Região Serra do Salitre
  • Willian José Moreira - município de Serra do Salitre
Região Serro
  • José Helidey Ferreira de Oliveira – município de Santo Antônio de Itambé
Região Triângulo Mineiro
  • Jales Clemente de Oliveira – município de Monte Carmelo
Categoria Bronze
Região Araxá
  • Alexandre Honorato – município de Araxá
  • Antônio Onofre dos Passos – município de Ibiá
  • Carolina Bavaresco Guaritá – município de Sacramento
Região Campo das Vertentes
  • Eurico Taroco – município de São João del Rei
Região Canastra
  • Miguel Marcélio de Faria – município de São Roque de Minas
  • Valter Caetano Leite – município de Medeiros
Região Cerrado
  • Geraldo José Brandão – município de Carmo do Paranaíba
  • José Maria de Oliveira – município de Rio Paranaíba
  • Wellington Carlos Vieira – município de Cruzeiro da Fortaleza
Região Serra do Salitre
  • Geraldo Moreira da Silva - município de Serra do Salitre 
  • Vanderlino dos Reis Moreira - município de Serra do Salitre
  • Mário Henrique da Silva Sobrinho - município de Serra do Salitre
Região Serro
  • Vismar Ênio Pimenta – município de Alvorada de Minas 
  • Anésio Barroso – município de Sabinópolis
  • Ernandes Ferreira do Carmo – município do Serro
Região Triângulo Mineiro
  • José Eustáquio Moreira Jordão – município de Uberlândia
  • Dário Peixoto de Oliveira – município de Araguari
O Queijo
O Queijo Minas Artesanal mantém as características de produção artesanal, a partir de mão de obra familiar, com produção em baixa escala e utilização de leite cru (não é permitido leite pasteurizado). Outra exigência é que ele precisa ser maturado entre 14 a 22 dias, dependendo da região. O modo de fazer do queijo é um conhecimento passado entre gerações e foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). E, para preservar essa tradição e garantir a qualidade do queijo, existem leis e normas que regulamentam a produção.
Na fabricação do Queijo Minas Artesanal, o processamento deve ser iniciado até noventa minutos após o começo da ordenha. O leite não poderá passar por nenhum tratamento térmico. Só podem ser utilizados como ingredientes culturas lácticas naturais como pingo, soro fermentado (ou soro-fermento), coalho e sal. Dentro da queijaria as fases são as seguintes: filtração, adição de fermento natural e coalho, coagulação, corte da coalhada, mexedura, dessoragem, enformagem, prensagem manual, salga seca e maturação.
Os queijos das sete regiões produtoras possuem características próprias que lhes conferem uma identidade regional, em função da altitude, temperatura, tipo de solo, pastagens e umidade relativa do ar. São aspectos que favorecem o desenvolvimento de determinados micro-organismos no processo biológico de sua produção e maturação. As condições naturais e o saber fazer característico de cada região dão ao Queijo Minas Artesanal uma identidade própria, de acordo com o local onde é fabricado.
Programa Queijo Minas Artesanal
O Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Emater-MG e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), desenvolve o programa do Queijo Minas Artesanal. O Estado trabalha com número estimado de 30 mil produtores de queijos artesanais, sendo que, desse total, 9 mil estão nas sete regiões tradicionais, caracterizadas e reconhecida. A produção aproximada dessas regiões é de 50 mil toneladas por ano.
A Emater-MG orienta os produtores em boas práticas de fabricação, para garantir a segurança alimentar e facilitar o cadastramento das queijarias no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão responsável pela inspeção sanitária. O Programa contempla a organização dos produtores, padronização de produtos, melhoria de embalagens, qualificação dos produtores e técnicos, comercialização e, finalmente, a melhoria da qualidade dos queijos.


Data de Publicação: 31/08/2017 às 16:40hs
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário