terça-feira, 29 de agosto de 2017

Práticas conservacionistas reduzem perdas de solo e água por erosão


Solo

Práticas conservacionistas reduzem perdas de solo e água por erosão


Importância dos cuidados com o recurso natural
Por:  
Publicado em 29/08/2017 às 16:07h.
Melhorar o armazenamento de água no solo com o objetivo de evitar a erosão é um dos principais objetivos das práticas conservacionistas, que estão sendo demonstradas no Espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer ? que segue até o próximo domingo (03/09), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No local, o extensionista da Emater/RS-Ascar Robson Rodrigues Pereira salienta a importância dos cuidados com o recurso natural, com vistas a melhorar a fertilidade do solo, aumentar o número de nutrientes e ampliar a quantidade de safras por ano agrícola.
De acordo com Pereira, técnicas como a descompactação do solo, a semeadura transversal ao declive, o terraceamento, a rotação de culturas e a cobertura com resíduos podem favorecer desde a infiltração da água e o desenvolvimento das raízes das plantas, até a melhoria no controle de pragas e doenças ou a promoção da biodiversidade da fauna do solo. "O que ocorre em muitos casos é o completo abandono de técnicas de manejo adequadas para o solo, que poderiam garantir melhores colheitas e um aproveitamento ainda maior do seu potencial", comenta o extensionista.
No local, além de explicações sobre técnicas conservacionistas, também está sendo demonstrada uma composteira com adoção de um taquaral ou bambus no centro para melhorar a aeração. "E como esta é uma feira com grande público urbano, estamos apresentando uma sugestão de horta suspensa em caixas de madeira com uso de substrato, que pode ser utilizada em pequenos espaços, em jardins ou sacadas, para o plantio tanto de temperos como de hortaliças", comenta.
O Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), do Governo do Estado, que visa a incentivar, fomentar e coordenar ações para a proteção e a conservação da qualidade do solo e da água, também está sendo divulgado na parcela. Por meio de seminários, campanhas, eventos, atividades de campo e ações de educação ambiental em escolas ou por meio da parceria com outras entidades, busca-se engajar a sociedade para a importância do tema

Nenhum comentário:

Postar um comentário