quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Barnier diz que risco de Brexit sem acordo persiste e que conversas comerciais serão "difíceis"



Publicado em 30/10/2019 15:16


Por Gabriela Baczynska
BRUXELAS (Reuters) - O negociador da União Europeia para a separação britânica do bloco, Michel Barnier, disse nesta quarta-feira que o risco de uma saída caótica do Reino Unido sem um acordo ainda existe e que as futuras conversas comerciais serão "difíceis e exigentes".
Barnier falou no momento em que o Reino Unido se encaminha para uma eleição nacional em 12 de dezembro que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, espera destravar o impasse do Brexit depois que seu Parlamento indisciplinado se recusou a ratificar rapidamente seu pacto de separação do bloco.
"O risco de o Brexit acontecer sem um acordo ratificado ainda existe", disse Barnier durante um discurso em Bruxelas. "Ainda precisamos nos preparar".
"Em todos os Estados-membros, existe uma grande diferença de prontidão entre empresas maiores e PMEs. Não é hora de ser complacente. O trabalho com PMEs em particular precisa continuar", afirmou, referindo-se às pequenas e médias empresas.
Barnier disse que um rompimento sem acordo poderia acontecer no final de janeiro se o Parlamento britânico não ratificar o pacto de Johnson e Londres não obtiver mais um adiamento da desfiliação.
Também pode acontecer ao final de um período de transição pós-Brexit que deve durar até o final de 2020, disse Barnier, se nenhum acordo comercial novo for acertado entre os dois lados até então e não se conceder nenhum tempo adicional para obtê-lo.
O francês alertou que há muito pouco tempo entre o dia do Brexit e o final de 2020 para se firmar um novo acordo comercial.
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário