quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Nenhum país está imune ao risco de surtos da peste suína africana, diz OIE



Publicado em 30/10/2019 15:51


PARIS (Reuters) - A peste suína africana vai se espalhar ainda mais pela Ásia, onde já devastou criações de porcos, e nenhum país está imune ao vírus mortal, disse nesta quarta-feira a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês).
A doença, que afetou especialmente a China, maior produtora mundial de carne de porco, se originou na África antes de se espalhar por Europa e Ásia. Ela foi detectada em 50 países, matou centenas de milhões de suínos e reformulou os mercados globais de carne e demais alimentos.
"Estamos de fato enfrentando uma ameaça que é global", disse à Reuters a diretora-geral da OIE, Monique Eloit.
"O risco existe para todos os países, sejam eles geograficamente próximos ou geograficamente distantes, pois há uma infinidade de possíveis fontes de contaminação."
A doença se espalhou rapidamente por diversos países do sudeste asiático, incluindo Vietnã, Camboja, Laos, Coreia do Sul e Filipinas, e mais países devem ser atingidos nos próximos meses.
"Não vamos caminhar em direção a melhorias no curto prazo. Continuaremos a ter mais surtos nos países infectados. Países vizinhos possuem alto risco, e para alguns a questão é quando eles serão infectados", disse Eloit, enfatizando que é difícil implementar mecanismos de controle.
(Reportagem de Sybille de La Hamaide)
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário