quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Paraná avança plantio da soja para 65% da área, mas safra 19/20 ainda demanda atenção



Publicado em 30/10/2019 11:05


Chuvas dos últimos dias impulsionaram aumento de 20 pontos percentuais na área plantada deixando os índices similares aos da safra passada neste mesmo período. Apesar da melhora, Deral destaca a importância do produtor seguir atento ao desenvolvimento das lavouras.

Marcelo Garrido Moreira - Economista do Deral

Podcast

Paraná avança plantio da soja para 65% da área, mas safra 19/20 ainda demanda atenção
Download
LOGO nalogo
Após enfrentar muitas dificuldades no início da safra de soja 2019/20, o Paraná recebeu chuvas nos últimos dias e os trabalhos de plantio avançaram para patamares próximos aos registrados na safra passada. Até o início desta semana, 65% da área havia sido semeada, um avanço de 20 pontos percentuiais na semana, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Deral.
Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido Moreira, a tendência é de que o plantio siga avançando nesta semana, impulsionado pela manutenção das chuvas. Mesmo assim, a situação da atual safra de soja demanda cautela e atenção por parte do produtor, uma vez que o volume semeado está em linha com a safra passada, mas o ciclo das lavouras segue atrasado.
As consequências deste atraso ainda não podem ser mensuradas, mas ainda podem impactar na diminuição de janela ideal de cultivo para o milho segunda safra em 2020, especialmente nas regiões Oeste e Norte do Paraná, que apresentam os maiores atrasos de plantio.
Outra área que demanda atenção dos produtores é a comercialização desta produção. Moreira destaca que os preços de venda da soja neste momento estão muito similares aos registrados neste mesmo período do ano passado, mas os produtores precisam ficara atentos às boas oportunidades para garantir rentabilidade nesta safra que teve custo de produção mais elevado.
Confira a entrevista completa com o economsita do Deral no vídeo.
Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário