segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29/02/2016 - 09:00

Conab destina mais 977 toneladas de arroz para a Faixa de Gaza



CONAB


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta sexta-feira (26), mais um leilão de troca de arroz in natura por arroz beneficiado. Ao todo, foram negociadas 977 toneladas do produto que seguirão para a Faixa de Gaza. A ação ocorre no âmbito da Cooperação Humanitária Internacional com o Programa Mundial de Alimentos (PMA). No Brasil, a coordenação é do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a sua execução cabe à Conab.

Os adquirentes da operação deverão fornecer o arroz beneficiado, ensacado e organizado em containeres de 20 pés. Cabe a eles também acondicionar os containeres dentro do navio que fará o transporte ao destino final, com partida do Porto de Rio Grande (RS). O prazo para a entrega do produto no porto é 18 de abril.

Além disso, é de responsabilidade dos adquirentes as despesas de capatazia, desembaraço alfandegário, emissão de certificados internacionais de qualidade e inspeção exigidos e outras.

Com a operação, a Conab ganha em agilidade pois o arroz já chega pronto para a doação.

Em contrapartida, a Companhia oferece quantidade maior do arroz in natura aos vencedores do leilão. Nesta operação, a quantidade a ser recebida pelos adquirentes será de 1,81 mil t.

A doação de estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional é autorizada pela Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário