segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29/02/2016 - 12:34

Empaer cria horta em comunidade indígena para atender merenda escolar



Rosana Persona/Empaer-MT


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, está desenvolvendo uma horta comunitária na comunidade indígena bakairi, nas aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres (146 km a Nédio Norte de Cuiabá). Serão ofertadas sementes e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para implantação de um horta de 600 metros quadrados para produção de legumes e verduras.

A horta será instalada na Escola Municipal Coronel Olavo Mendes Duarte, com objetivo de reforçar a merenda e o excedente será repassado para as comunidades indígenas. O supervisor da Empaer Amarildo Sampaio Anchieta e o técnico agropecuário, Elias Queiroz estão atendendo a comunidade indígena e auxiliando na criação da horta. A área já foi gradeada e está aguardando o replantio nos canteiros, que deve ocorrer na segunda quinzena do mês de março, após o término das chuvas.

Os alunos serão responsáveis pela irrigação da horta e terão aulas práticas sobre o cultivo de hortaliças e os cuidados para manter as verduras saudáveis e prontas para o consumo. Conforme Amarildo, a horta é uma reivindicação da escola, da comunidade indígena e sonho da diretora, Jacira Rodrigues da Silva, que tem solicitado a produção de hortifruti para complementar a merenda escolar dos 47 alunos.

Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) serão cultivados alface, couve-manteiga, quiabo, maxixe e outros. A proposta também é incentivar o consumo de legumes e verduras, já que a comunidade indígena fica distante 150 km do município. “Os pais dos alunos também vão auxiliar na horta e a maior parte da produção será dividida para atender aproximadamente 120 pessoas”, destaca a diretora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário