segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Trades tem que participar para hidrovia em MT funcionar, diz diretor

  • 29/02/2016 07:09
Endrido Dalcin e Adriano Santos hidrovia Cáceres 2016 (ass) / ass
O sonho de ver grandes embarcações navegarem pelas águas serenas do Rio Paraguai, levando grãos e demais produtos, foi compartilhado, nesta sexta-feira (26) por diretores da  Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) e o deputado estadual Adriano Silva (PSB) que, no início do ano, ajudou a criar a Frende Parlamentar de Desenvolvimento da Região Oeste. Adriano decidiu como prioridade uma agenda com o presidente da entidade, Endrigo Dalcim. Além da visita técnica aos portos de Cáceres houve palestras sobre os estraves logísticos enfrentados pelos produtores rurais, nesta sexta-feira. “A hidrovia está pronta. Existem pequenos problemas a serem resolvidos, como dragagem, derrocamentos, tomadas de águas de cidades e pontes que devem ser alteradas para que se tenha a navegação de grande porte. Sobretudo, a viabilidade passa pelo valor cobrado pelo frete. Para que haja um preço competitivo com outros modais, é preciso que as trades participem do processo”, ponderou o diretor executivo do Movimento Pró-Logistica, Edeon Vaz.
Para ele, cidades onde a produção de milho e soja já estão consolidadas ou em processo de implantação, como Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Campos de Júlio, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda, serão bastante favorecidas pela hidrovia. “Associadas a outros modais de transporte para escoamento da produção, conseguiremos um frete mais barato”, destacou Vaz. 
 “Não imaginávamos que existia uma estrutura tão boa, precisando de algumas atualizações. Precisamos que o Governo do Estado viabilize novas rotas para que consigamos escoar nossa produção”, observou o presidente da Aprosoja, Endrigo Dalcim.
O deputado disse que as articulações políticas continuam para a hidrovia iniciar as atividades. “Há pouco mais de um mês fui pessoalmente fazer o convite a todos os diretores da instituição, para que, juntos, possamos avaliar e debater a viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná”, destacou.
Mato Grosso é, atualmente, o maior produtor de grãos do país. Considerado o celeiro do Brasil, a previsão é de que sejam colhidas cerca de 29 milhões de toneladas de soja na safra 2015/2016. O Estado também é o maior produtor de carne bovina do país, com mais de 29 milhões de cabeças de gado.
O rio que inspirou o sanfoneiro Mario Zan a compor a música Chalana, é o mesmo que hoje traz em seu remanso a esperança de progresso à região Oeste do Estado e da hidrovia funcionar.

Fonte: Hugo Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário