segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Missão internacional de Mato Grosso embarca aos Estados Unidos

  • 29/02/2016 08:21
Luciano Gonçalves - famato 6 /
A primeira Missão Técnica Internacional aos Estados Unidos (EUA), este ano, com produtores mato-grossenses embarcou no sábado e retorna dia 7 de março. Segundo o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, essa é uma missão especial e com alguns diferenciais. "As missões normalmente são realizadas em setembro, quando o clima é parecido com o nosso e, desta vez, vamos pegar o inverno americano, além de participar do Cattlemen’s Day  na Universidade Estadual do Kansas apresentando as duas propriedades que se destacaram no Prêmio Sistema Famato em Campo", explicou.
Pela primeira vez em uma missão técnica o produtor rural Luís Zacarias Schneider, popularmente conhecido como Zaca, sócio-proprietário de uma fazenda, em Santo Antonio de Leverger, uma das propriedades vencedoras do prêmio Sistema Famato em Campo, fala das expectativas para a viagem. "A poucos dias do nosso embarque a ansiedade começa a tomar conta, afinal, é uma viagem internacional que requer preparo, pois vamos nos deparar com realidades diferentes, outras culturas, e que com certeza vai somar e muito para nosso aprendizado", contou.
Zaca garante que está preparado para mostrar aos americanos as riquezas e belezas de Mato Grosso, além do case de sucesso da sua propriedade. "Da mesma forma que vamos mostrar as nossas potencialidades, vamos aprender muito com as diferenças e tecnologias aplicadas nas propriedades do país americano. Vamos trazer na bagagem bons exemplos, assim como os que não deram certo para não cometermos os mesmos erros aqui", disse.
Para Zaca, essa oportunidade que a Famato e o Senar estão proporcionando fará muita diferença na vida pessoal e profissional de cada produtor.
Participante de outras missões internacionais, o produtor rural e vice-presidente do Sindicato Rural de Juara, Etso Rosolin, disse que cada missão é uma experiência diferente. "Não conheço uma Federação como a de Mato Grosso que proporciona oportunidades como essa. Participei de missões na Austrália, Nova Zelândia, EUA e Argentina. Em cada uma delas trouxe um aprendizado diferente que serviu de lição principalmente para minha vida pessoal".
Rosolin é natural de Juara, homem do campo nato, apaixonado pelas atividades agropecuárias. Ele conta que trabalhou muito na vida para chegar onde chegou e sua maior riqueza são os conhecimentos  adquiridos ao longo do tempo na parceria com o Sistema Famato. "Não passava pela minha mente que um dia teria tantas oportunidades na vida como as que tenho tido. Nada mais valioso que o conhecimento, e nessa missão ao Kansas tenho certeza de que vou aprender muito".
Outra experiência fantástica citada por Rosolin é a troca de experiência e o estreitamento de relacionamento entre os participantes. "Trocamos ideias, experiências, fazemos amigos e aprendemos uns com os outros. E o mais bonito disso é a união da categoria".
O grupo é formado por 26 pessoas, entre produtores rurais e assessoria técnica da Famato e do Senar, A programação da Missão Técnica inclui a participação no Cattlemen’s Day (o dia de Pecuarista) na Universidade Estadual do Kansas, visita ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), propriedades de pecuária, confinamentos e outros.
A missão internacional é organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).
A informação é da assessoria.


Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: arquivo/assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário