segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Fetag/RS empossou nova diretoria para mandato 2016-2020

Fetag/RS empossou nova diretoria para mandato 2016-2020





Fetag/RS empossou nova diretoria para mandato 2016-2020
29/02/16 - 10:07 


Emocionante. Assim estava a posse da nova diretoria da Fetag, encabeçada por Carlos Joel da Silva na sexta-feira (26.02) no Restaurante Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Casa cheia, mais de 450 pessoas entre agricultores e agricultoras familiares, dirigentes, lideranças, representantes de cooperativas, políticos, autoridades como o governador José Ivo Sartori e a presidente da Assembleia Legislativa Silvana Covatti.

Esposas, maridos, companheiras e companheiros, pais, mães, filhos e filhas, cunhados, sogros… uma infinidade de pares de olhos atentos e, especialmente, orgulhosos. À frente, 26 recém-empossados diretores e diretoras da Fetag pelo secretário de Meio Ambiente da Contag, Antoninho Rovaris.

Gente com trajetória no movimento sindical e que vai fazer e já faz história na Fetag, uma das importantes entidades representativas do estado do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina. E isso pode ser facilmente comprovado pela diversidade da plateia que ocupou todos os espaços do saguão do restaurante.

O presidente licenciado Elton Weber iniciou as falas e saudou o público como acontecia nas aberturas das assembleias que ele conduzia na sede da Federação. Ele recordou que passou a integrar a direção da Fetag na mesma gestão da agora tesoureira-geral Elisete Hintz – ele como secretário-geral e ela como coordenadora de Mulheres, sendo acolhidos por Sérgio de Miranda, então vice-presidente, numa época em que a Federação era presidida por Ezídio Pinheiro.

Na sequência, Antoninho Rovaris, antes de proceder a posse, falou da importância do momento e disse que tinha grande satisfação em ser o responsável pelo ato, que a Fetag tem uma trajetória marcante no Brasil e na América Latina. Reiterou que a Contag é presidida atualmente por um gaúcho, Alberto Broch, integrante da diretoria da Fetag nos próximos quatro anos. “Estamos no rumo certo. A resistência do povo e do Msttr traz frutos e benefícios que não terminam agora. É apenas um recomeço. Sucesso para os que ficam e para os que voltam à base. Continuemos vivos no movimento sindical, lutando pelos nossos trabalhadores”.
 
JURAMENTO

“Nós, diretores e diretoras eleitos, nos comprometemos perante o MSTTR defender e representar a categoria dos trabalhadores e agricultores familiares a partir de seus problemas sentidos e vividos, cumprindo os estatutos sociais e decisões das instâncias deliberativas sempre lutando e zelando pelo sucesso da classe trabalhadora e da nossa categoria representativa. Declaramos empossada a direção da Fetag para os próximos quatro anos”.

DIRETORIA EFETIVA:

Presidente:
Carlos Joel da Silva - Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí

1º vice-presidente
Nestor Bonfanti - Regional Três Passos

2º vice-presidente
Sérgio de Miranda - Regional Passo Fundo

Secretário-geral 
Pedrinho Signori - Regional Santa Rosa

1ª Secretária
Diana Hahn Justo - Regional Litoral

2º Secretário
Rafael Dalenogare Paz - Regional Missões II

Tesoureiro-geral
Elisete Kronbauer Hintz - Regional Ijuí

1º Tesoureiro
João Carlos de Brito - Regional Vale do Rio Sinos Serra

2º Tesoureiro
Olir Schiavenin - Regional Serra

Coordenadora de Mulheres
Lérida Matilde Pivoto Pavanelo - Regional Santa Maria

DIRETORIA SUPLENTES:

1º Suplente
Lindomar do Carmo Moraes - Regional Campos de Cima da Serra

 Suplente
Inque Schneider - Regional Alto Jacuí

 Suplente
Juliana Dullius Wingert - Regional Vale do Caí

 Suplente
Maria Lovani Ely - Regional Vale do Taquari

 Suplente
João Rui Dias Nunes - Regional Fronteira

 Suplente
Paulo Roberto de Souza Coutinho - Regional Camaquã

 Suplente
Adilson Machado da Silva - Regional Alto Uruguai

 Suplente
Elton Roberto Weber - Regional Serra

9º Suplente
Heitor José Schuch - Regional Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí

10º Suplente
Alberto Ercílio Broch - Regional Alto Jacuí

CONSELHO FISCAL EFETIVOS:

Josiane Cristina Einloft - Regional Centro Serra e V. do Rio Pardo

Gilberto Luiz Zanatta - Regional Serra do Alto Taquari

Bruno Leitzke - Regional Sul

CONSELHO FISCAL SUPLENTES:

José Solon da Silva - Regional Quarta Colônia

Rozane Elveni Kaufmann Scherer - Regional Missões I

Euzébio Borin - Regional Vale do Taquari

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Antes da posse da diretoria aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Fetag para prestação de contas do ano passado. Joel abriu a assembleia saudando as lideranças e logo em seguida, a secretária-geral Elisete Hintz fez as leituras do edital e da ata anterior, as quais foram aprovadas. Na sequência, a diretora apresentou o Relatório de Atividades da Fetag de 2015 e fez a leitura da Palavra do Presidente, um texto em que a entidade faz um apanhado de todos os departamentos da Federação com suas atividades.

Já o Relatório de Contribuintes foi apresentado pelo tesoureiro-geral, Sérgio de Miranda. Em seguida, a contadora Loni Maleitzke trouxe as receitas e despesas da Fetag e o Balanço Patrimonial. Representando o Conselho Fiscal, Lindomar do Carmo Moraes leu o parecer favorável.

Ao falar sobre a possibilidade de Reforma na Previdência Social Rural e a consequente perda de direitos, Joel colocou em votação e o plenário aprovou por unanimidade a realização de mobilizações caso seja enviado à Câmara e ao Senado qualquer projeto que corte direitos assegurados dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

MULHERES

A coordenadora de Mulheres da Fetag, Inque Schneider, fez o lançamento da Revista das Mulheres que trata basicamente de agroecologia, a partir de saberes e práticas vivenciadas no dia a dia. E, logo após, foi homenageada pela Comissão Estadual de Mulheres. Maria Lovani Ely, da Regional Vale do Taquari, deu as boas vindas à nova coordenadora, Lérida Pivoto Pavanelo e agradeceu a Inque, entregando uma orquídea e uma lembrança em nome das mulheres,, “Inque foi professora de crianças, mas foi nossa professora também nesses cinco anos”, disse. As integrantes da Comissão cercaram Inque e gritaram “Mulheres unidas, jamais serão vencidas”.

JUVENTUDE
 
Também a Comissão Estadual de Jovens prestou uma homenagem para Josiane Einloft, que deixa a coordenação e dá lugar à Diana Hahn Justo. Muito emocionadas, Diana agradeceu os ensinamentos a Josi que afirmou que a comissão é o primeiro passo da caminhada dentro do movimento sindical, recordando os ex-integrantes Juarez da Rosa Cândido, presidente da Coohaf, Elton Weber, deputado estadual e Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag. Ela recebeu dos membros da Comissão um álbum de fotos que retrata a sua trajetória na Fetag, além de uma orquídea. Os jovens também cercaram a ex-coordenadora e cantaram “Obrigado de coração, que Deus te abençoe e conduza pela mão”, além de darem gritos de ordem.

FINANCEIRO

O ex-tesoureiro geral da Fetag, Sérgio de Miranda, foi homenageado pelos funcionários do Departamento Financeiro, recebendo uma cesta de chocolates como recordação. A contadora Loni Maleitzke, em nome dos colegas, agradeceu a parceria e desejou sorte a Miranda, que permanece 2º vice-presidente da Federação.

CAMPANHA PREMIADA
  
Dois sortudos, um assalariado rural de Caxias do Sul e um agricultor familiar de São Jerônimo, receberam as chaves dos carros que ganharam no sorteio da Campanha Premiada do Plano Sustentar.
 

FETAG-RS Federação dos Trabalhadores na Agricultur

Nenhum comentário:

Postar um comentário