segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29/02/2016 - 09:47

Agricultores familiares aprimoram técnicas de piscicultura para aumentar produção



Secom Várzea Grande

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, encerrou hoje (26), no Centro de Treinamento da Empaer/MT, em Nossa Senhora do Livramento, a segunda fase do Curso Básico de Piscicultura ministrado a 12 produtores da comunidade São José do Vista Alegre/VG.

No núcleo de piscicultura da Empaer/MT, segundo o coordenador do Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Rafael Carrera, os produtores varzeagrandenses conheceram as técnicas empregadas atualmente na construção de tanques, produção de alevinos e a forma correta de alimentar os peixes. "Foi um dia de campo bem produtivo, pois os participantes assimilaram mais conhecimentos ao trabalho que desempenham na área de piscicultura. Algumas técnicas trabalhadas no Centro de Treinamento são inovadoras e serão úteis para abreviar o período produtivo e gerar renda".

Rafael Carrera ainda salientou que os piscicultores de Várzea Grande têm procurado a Prefeitura para buscar esse aprimoramento técnico, que consideram fundamental para agregar rentabilidade à atividade e equilibrar seu orçamento doméstico.

Conforme pontuou, existe hoje determinação dos pequenos produtores para alcançar um nível de produtividade compatível à expectativa do negócio. “Esses cursos têm o propósito de incentivá-los para que não desistam, sintam-se motivados e convictos de que terão os lucros desejados. Se a produção de tambacu, tambaqui e tambatinga for implementado dentro das técnicas empregadas no setor, o retorno do investimento está garantido”.

Olericultura Básica (cultivo de hortaliças) é o próximo curso a ser ministrado pela Secretaria na comunidade Limpo Grande, também em parceria com o Senar, informou Rafael Carrera. "Esta capacitação acontece no início de março. A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Pasta de Desenvolvimento Rural Sustentável, tem prestado regular apoio técnico aos produtores familiares do município".

Nenhum comentário:

Postar um comentário