segunda-feira, 30 de maio de 2016

30/05/2016 - 09:41

Governador se reúne com representantes do mercado internacional e debate investimentos




Da Redação - Patrícia Neves



Foto: GCOM-MT
Governador se reúne com representantes do mercado internacional e debate investimentos
Membros do Consumer Goods Forum (CGF) [Fórum de Bens de Consumo] -  uma rede formada por mais de 400 empresas internacionais de mais de 70 países e com vendas combinadas de R$ 10 trilhões -,  se reunirão para uma agenda com o governador Pedro Taques (PSDB) que inclui temas como a abordagem territorial e compromissos empresariais. A estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), apresentada pelo Governo do Estado durante o Acordo de Paris, também será debatida no encontro do qual Mato Grosso é anfitrião pela primeira vez. O encontro terá início às 8h30.



Na oportunidade, o governador Taques e o diretor de Programas da Sustainable Trade Initiative (IDH) – Iniciativa para o Comércio Sustentável –, Ted van der Put, devem assinar um protocolo de intenções que estabelece a parceria entre o Governo de Mato Grosso e o trade, cujo principal objetivo é apoiar o desenvolvimento sustentável do Estado, por meio da implementação da estratégia PCI.

A IDH é financiada e dirigida pelos governos dos Países Baixos, Dinamarca, Suíça e Noruega, e conta com mais de 500 empresas internacionais e organizações da sociedade civil que, na dianteira, buscam produtos de origem responsável e estão dispostas a investir em planos que podem ampliar a produção e a conservação em áreas críticas de abastecimento em todo o mundo.

De acordo com o secretário do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Gustavo de Oliveira, coordenador geral da estratégia PCI, a parceria com o IDH apoiará o Estado a tornar o Comitê da Estratégia PCI operável, especialmente ao atrair investimentos internacionais para o plano e ao ligar os mercados internacionais de commodities que são abastecidos pelo estado.

“Mato Grosso tem quase 904 mil quilômetros quadrados e, dessa extensão, 60% permanece preservado. É o maior produtor agropecuário do Brasil, liderando em gado, milho e soja. Entendemos que não podemos separar a conservação da produção e da melhoria das condições de vida da população, e essa é uma aposta que não parte somente do Governo, mas também dos setores produtivos, sociedade civil e organizações não governamentais”, observa o secretário.

Segundo assessoria,  também participarão do encontro no Palácio Paiaguás, o vice-governador e secretário interino da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Carlos Fávaro; os secretários Seneri Paludo, de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e Suelme Evangelista, de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).

A reunião é uma iniciativa da IDH, do CGF e da ProForest, organização sem fins lucrativos que apoia empresas, governos e outras organizações na implementação de seus compromissos com a produção e compra responsável de commodities agrícolas e florestais.

Estratégia PCI

O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governador, em março deste ano, para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP 21. Durante o encontro, que reuniu 195 países, em Paris, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020 e também em realizar ações para conter o aquecimento global.

A proposta ao criar o Comitê é estabelecer um sistema de governança para planejar o detalhamento e a execução das metas da Estratégia PCI, que busca a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.

O GAE é responsável pela coordenação geral da estratégia do grupo, enquanto os eixos temáticos Produzir, Conservar e Incluir estão sob a coordenação da Sedec, Sema e Seaf, respectivamente. Ao todo, integram a comissão sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, empresas privadas, sociedade civil organizada, Ministério Público Estadual e Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário