terça-feira, 31 de maio de 2016

Plantas com sintomas de HLB são identificadas na Colômbia

Plantas com sintomas de HLB são identificadas na Colômbia





Plantas com sintomas de HLB são identificadas na Colômbia
31/05/16 - 15:27 


Plantas de citros com sintomas de HLB (huanglongbing/greening) foram identificadas na Colômbia, no departamento de Guajira, próximo à fronteira ao norte com a Venezuela, em março.
O psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor de HLB, está presente há anos na Colômbia e um trabalho de prevenção e vigilância sanitária já havia sido iniciado, em 2012, para a detecção do inseto e da doença no país. No final de 2015, foram identificados psilídeos com a bactéria de HLB, mas apenas neste ano foram registradas as primeiras plantas com sintomas da doença em plantações de quintais e pequenas propriedades.
A região onde o HLB foi registado não tem grande representatividade na citricultura e fica a uma distância de mais de 400 quilômetros da principal área produtora do país, localizada na região Centro Ocidente e de planícies, que tem cerca de 80 mil hectares de citros.
Com relação ao controle de HLB, a Colômbia está investindo 10 milhões de dólares para o treinamento de produtores para o reconhecimento da doença e de psilídeo, organização das áreas de manejo regional de HLB, que tem demonstrado ser a melhor estratégia para o controle do inseto e que contribui para a redução do risco de disseminação da doença. Também estão aprimorando os laboratórios de diagnóstico de HLB e o programa de certificação de produção de mudas sadias em ambiente protegido.
De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi, provavelmente a doença deve ter chegado à Colômbia vinda do Norte para o Sul, da América Central e Caribe, devido à presença em praticamente todos os países.
A Colômbia é o quarto país da América do Sul a relatar a presença de HLB. A doença já havia sido registrada no Brasil, em 2004, primeiramente no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais, em 2005, e Paraná, em 2007. Na Argentina foi identificada em Misiones, em 2012. E, em 2013, no Paraguai, em toda a região Centro-Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário