terça-feira, 31 de maio de 2016

Feira RIO RURAL apresentará produção da agricultura sustentável no estado

Feira RIO RURAL apresentará produção da agricultura sustentável no estado





Feira RIO RURAL apresentará produção da agricultura sustentável no estado
31/05/16 - 15:04 


De 24 a 26 de junho, evento gratuito no Jockey Club da Gávea vai promover o encontro do mundo rural com o urbano

Não somente as festas juninas trarão o clima rural para o Rio de Janeiro nessa época do ano. De 24 a 26 de junho, acontece, no Jockey Club da Gávea, a Feira Rio Rural 2016. Aberta ao público, o grande evento realizado pela Federação de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, vai transformar a cidade na capital da produção agropecuária e da agroindústria fluminense e encher os olhos daqueles que ainda não conhecem a diversidade e a qualidade desses produtos.
Durante três dias, cerca de 200 produtores de todas as regiões do estado vão expor e comercializar doces, laticínios, cachaças, mel, produtos orgânicos, flores, cafés especiais e artesanato, entre outros. Os visitantes terão a oportunidade não só de comprar diretamente do produtor, o que significa preços competitivos, mas também de conhecer mais sobre o processo que valoriza a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais. Além das experiências gastronômicas, fazem parte da programação da Feira Rio Rural 2016 exposições, apresentações de teatro, atividades lúdicas para crianças, oficinas e palestras. Mais do que aproximar o público urbano do homem do campo, o evento pretende contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor rural no estado.
A marca escolhida para dar nome à feira faz referência ao programa Rio Rural, principal política pública da Secretaria Estadual de Agricultura para promover o desenvolvimento rural sustentável. Executado em parceria com o Banco Mundial, o programa tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida no campo, com aumento da renda do produtor rural conciliado com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.
Para o alcance dessa meta, o programa Rio Rural desenvolve sua estratégia de ação a partir das comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hídrica (nascentes, córregos, rios, aquíferos etc). O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018 serão beneficiados 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municípios fluminenses.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, é importante ter noção do quanto os consumidores estão ávidos não apenas pelos produtos, mas principalmente por conhecer o processo de produção, a origem e a segurança dos alimentos que colocam na mesa da família, conceito este que vem sendo discutido no mundo todo.
- Esta feira tem como foco o encontro do mundo rural com o urbano. Queremos mostrar que o produtor fluminense tem compromisso com a sustentabilidade e com a qualidade do que oferece. Será a oportunidade de mostrar ao público que não há conflito entre a agricultura e o meio ambiente. Através do Programa Rio Rural e das ações da secretaria, estamos comprovando que essa convivência é mais do que possível - frisou Christino Áureo.
Com entrada franca, a feira  estará aberta ao público das 14 às 22 horas. O evento tem patrocínio do Sistema Fecomércio, Sebrae, Banco do Brasil, Vigor e BRF.
O Rio Rural 2016 em detalhes
Na Feira Rio Rural 2016, as regiões do Estado serão subdivididas nas chamadas microbacias, nome dados à organização de comunidades ao longo de rios, nascentes e córregos. Para que o público possa conhecer mais essas regiões, totens de sinalização trarão QR codes que irão direcionar os visitantes diretamente para o site da Secretaria de Agricultura do Estado, onde será possível obter informações e imagens das microbacias, mesmo aquelas que não estiverem representadas no evento. Os programas da Secretaria abrangem 366 microbacias no estado.
O público encontrará uma área exclusiva de gastronomia. Cada região representada no evento terá um foodtruck, que venderá produtos criados com os ingredientes típicos de cada local.
Entrada – Túnel Sensorial
Na entrada do evento, os visitantes terão os sentidos aguçados no túnel sensorial. No espaço, o público verá projeção de imagens de produtos típicos da agricultura do estado e terá o tato e o olfato estimulados por grãos e terra que irão compor a cenografia do túnel sensorial.
Exposição Do Campo para Sua Mesa
Logo após o túnel, o visitante verá a exposição “Do campo para sua mesa”. O público terá a oportunidade de ver produtos que muitas vezes nem conhece sem que tenha passado antes por suas transformações e refinos até chegar a sua mesa, como pés de café, por exemplo.
Florescer
Para quem gosta de flores, o evento dedicará um espaço exclusivo à produção do estado. Serão 200 m² para apresentar e comercializar uma grande variedade de flores e plantas ornamentais de diferentes regiões do Rio de Janeiro.
Orgânicos
Vinte e cinco expositores irão compor uma área totalmente dedicada à produção de orgânicos no estado. Os visitantes terão acesso a uma grande variedade de produtos cultivados a partir de práticas sustentáveis.
Espaço Turismo Rural
O Rio de Janeiro oferece ao visitante uma grande quantidade de destinos turísticos no próprio estado. No evento serão apresentadas algumas dessas opções de passeios.
Espaço Alimente-se Bem
O visitante poderá participar de oficinas gastronômicas e educativas com os alimentos provenientes da agricultura fluminense, onde receberá dicas de receitas, lavagem, embalagem correta e aproveitamento integral dos alimentos. Os participantes das aulas show poderão degustar os pratos elaborados e levar as receitas para casa.
Espaço Agroecologia
Neste espaço, os visitantes poderão participar diariamente de oficinas, com inscrição prévia pelo site do evento (www.eventoriorural.com.br).
15h – Artesanato Rural (a ser definido palestrante)
16h30 – Compostagem (Ianê Barreto)
18h – Como montar uma horta urbana (Ianê Barreto)
19h30 – Arte floral – como fazer e conservar arranjos florais ( Nazareth Dias)
Este também será o espaço institucional da Secretaria de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e do Programa Rio Rural, onde o visitante poderá conhecer este e outros projetos da Secretaria. No espaço, haverá distribuição de folders, banners, jornais, revistas relatórios e brindes.
Atividades interativas também fazem parte da programação do espaço Agroecologia. O público poderá conhecer melhor o universo da produção rural através do Beabá Rural. Numa tela touch, o visitante poderá escolher palavras técnicas e, com um simples toque, verá não só a imagem como a definição das palavras. Um Quiz Rural sobre temas como o uso e gestão da água também movimentará o espaço.
Em paralelo, serão transmitidos depoimentos de produtores rurais que já protegeram nascentes. Os visitantes terão um espaço para gravar depoimentos de incentivos e agradecimento aos produtores. Ainda no espaço Agroecologia, dois paineis georreferenciados exibirão e  identificarão as microbacias do estado.
Espaço Teatro e Música
Grupos musicais e folclóricos do interior do Estado do Rio de Janeiro irão se apresentar no palco do Rio Rural 2016. O espaço também receberá espetáculos teatrais infantis.
Fórum do Agricultor
Programa de palestras sobre incentivos e projetos para o desenvolvimento da atividade, sempre às 11 horas.
RIO RURAL 2016
De 24 a 26 de junho
Jockey Club da Gávea ( Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro, RJ)
Das 14h às 22h
Entrada Gratuita


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário