terça-feira, 31 de maio de 2016

Competitividade deve marcar classificatória ao Freio de Ouro em Vacaria

Competitividade deve marcar classificatória ao Freio de Ouro em Vacaria





Competitividade deve marcar classificatória ao Freio de Ouro em Vacaria
31/05/16 - 10:49 


Evento pode classificar até oito animais credenciados na Região Norte do Estado, conforme as novas regras da competição


O município de Vacaria (RS) será palco de mais uma classificatória ao Freio de Ouro 2016. Diferente das outras duas semifinais, Bocal de Ouro e Aberta de Esteio, que classificaram 16 animais cada uma, esta etapa vai definir oito exemplares da raça Crioula para a final do ciclo em agosto, que ocorrerá durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Serão disputadas vagas para até quatro machos e quatro fêmeas, de um total de 96 animais aptos a competir.  
A disputa em Vacaria promete ser muito acirrada porque engloba todos os cavalos Crioulos que se credenciaram para a classificatória na Região Norte do Rio Grande do Sul. Em 2015, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu novas regras para a competição este ano, e uma delas foi a divisão do Estado em duas regiões, Norte e Sul, oferecendo uma classificatória regional em cada polo.  
A expectativa do vice-presidente de Eventos da ABCCC, Luis Rodolfo Machado, é positiva para a semifinal de Vacaria. Ele acredita que a classificatória da Região Norte terá um nível excelente devido às médias do ranking até os 48 melhores pontuados. “Na modalidade aberta de Esteio que também foi por ranking, a classificatória foi excepcional, com alto nível de provas, e é o que esperamos em Vacaria também”, afirma Machado.
Para Leandro Amaral, que será jurado das fêmeas junto com Carlos Loureiro de Souza e Thiago Schilling de Avila, a etapa de Vacaria deverá se igualar na excelente qualidade dos animais apresentada nas classificatórias realizadas até o mometo. Acredita que por ser um novo modelo de classificatória que integra animais de toda a Região Norte, a disputa será acirrada. “Nós vamos ter muita qualidade, com bons animais participando, e com a definição de apenas quatro machos e quatro fêmeas entre os exemplares credenciados de toda uma região, a disputa se tornará ainda mais acirrada”, garante Amaral.
Conforme Mario Móglia Suñe, que vai compor o trio de jurados dos machos junto com Mateus Gularte Silveira e Rouget Gigena Wrege, esse novo modelo de classificatória, já realizada no Bocal de Ouro e na Aberta de Esteio, trouxe um nível excepcional de animais, onde participaram os mais pontuados. “A mudança realizada pela ABCCC foi para tentar nivelar por cima o nível das classificatórias, tornando uma concorrência bastante acirrada entre os competidores”, ressalta Suñe . 
A Classificatória de Vacaria ao Freio de Ouro 2016 acontece entre os dias 2 e 5 de junho. A próxima etapa que definirá mais 8 animais da raça Crioula para a final da competição será no município de Bagé (RS), entre 9 e 12 de junho, englobando todos os exemplares credenciados na Região Sul do Estado. O circuito do Freio de Ouro 2016, organizado pela ABCCC, conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson e Ford. O apoio é da Supra.
Confira a programação
2 de junho de 2016 (Quinta-Feira)
10h - Inicio Admissão Classificatória
12h - Término Admissão Classificatória
13h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
15h30min - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
3 de junho de 2016 (Sexta-Feira)
8h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
13h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos 
4 de junho de 2016 (Sábado)
9h - Mangueira - Fêmeas/Machos
14h - Prova de Campo - Fêmeas/Machos
5 de junho de 2016 (Domingo)
9h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios


Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário