segunda-feira, 30 de maio de 2016

Emater/RS-Ascar divulga Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na Expofred

Emater/RS-Ascar divulga Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na Expofred






Emater/RS-Ascar divulga Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na Expofred
30/05/16 - 09:37 



Durante a Feira Multissetorial de Frederico Westphalen, Expofred 2016, que acontece até domingo (29/05) no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, a Emater/RS-Ascar organizou um espaço para divulgar o Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). 
No RS, o PAIS é coordenado pela Fundação de Educação para o Associativismo, juntamente com entidades dedicadas à agricultura familiar. A Emater/RS-Ascar é executora deste projeto, que contemplou, em 2014, 135 famílias de pequenos agricultores em três diferentes regiões do Estado, Altos da Serra do Butucaraí, Médio Alto Uruguai e Sul. O PAIS ensina técnicas limpas da agroecologia para a produção de alimentos saudáveis, auxilia o produtor rural a administrar seus recursos e permite a inserção dos produtos agroecológicos no mercado de consumo.
Na região do Médio Alto Uruguai, o município de Lajeado do Bugre participa do projeto através da inclusão de 15 famílias de pequenos agricultores, incentivando o manejo de base ecológica com a produção voltada para a subsistência e oferecendo canais de comercialização do excedente. 
O modelo de tecnologia social PAIS conta com um galinheiro na área central, três canteiros de hortaliças localizados em volta do galinheiro, além de área para pastagem. Através do Programa, a família beneficiária recebe um kit contendo todo o material, insumo e os animais necessários para a construção da unidade e também para iniciar a produção. 
A produção do PAIS é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva a associação de produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas.
Em outros municípios, a Emater/RS-Ascar vem desenvolvendo o projeto do PAIS através do incentivo das Prefeituras. O espaço do PAIS na Expofred despertou o interesse do público visitante. "As pessoas vêm pra conhecer e demonstram grande interesse em implantar esse sistema. Por ser uma estrutura bem planejada, que não necessita de uma área grande para implantação e que garante uma boa produtividade os visitantes estão interessados nesse projeto", contou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Tiago Silveira. Os interessados em conhece e implantar um projeto do PAIS em sua propriedade pode procurar a Emater/RS-Ascar em seu munkcípio para receber as orientações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário